Gwent card: game grátis, disponível para PS4, Xbox One e PC

2015-04-10_190211

Gwent é um game de cards inspirados na série The Witcher, é gratuito para PS4, Xbox One e PC, e permite participar de embates no estilo “um contra um”. O jogo pode ser baixado nas lojas online dos consoles, também para computadores, via GOG, com dublagem e textos em português. Aprenda como jogar e para participar dos torneios e desafios.
Gwent é um jogo de cartas que surgiu no mundo da série de livros The Witcher. O game apareceu pela primeira vez nos livros da saga, citado brevemente entre algumas páginas, mas ganhou o formato digital pela primeira vez em The Witcher 3: Wild Hunt.
Gwent também teve edições físicas, lançadas no mundo real, com edições especiais de The Witcher 3. Com o sucesso, a produtora CD Projekt RED resolveu expandir o universo e relançar Gwent como um card game em separado, sem a necessidade do jogo anterior e agora gratuito.

Como jogar Gwent
As regras de Gwent são bem simples: cada jogador compra dez cartas de seu baralho no início da partida e precisa baixá-las no tabuleiro, que por sua vez é dividido em três fileiras possíveis: ataque corporal, longa distância e cerco. O objetivo é somar a força em número dessas cartas e superar a força do oponente, fazendo com que ele passe o turno e você seja o vencedor ou vencedora.
E só há duas ações ao longo da partida: jogar uma carta ou passar o turno. No segundo turno, compra-se duas cartas adicionais, e no terceiro turno apenas uma.
Geralmente, uma partida de Gwent se desenrola no sistema de “melhor de três”. Quem vence duas rodadas primeiro, ganha. A maioria das cartas, porém, possuem habilidades especiais, que podem modificar sua sorte no campo de batalha, trocar o clima para beneficiar ou danificar cartas, atacar com mais poder, incluir defesa, entre outros poderes diferenciados.
Isto vai além da regra básica e cada carta varia de ponto a ponto – é necessário ler a descrição de cada uma, antes de lançá-la ao tabuleiro. Antes de cada partida também é possível trocar cartas da mão inicial, o que é chamado de “mulligan”.

Os desafios
Antes de jogar no modo multiplayer, que é o principal atrativo de Gwent, é altamente indicado passar pelos desafios. Eles funcionam como uma “fase de aprendizado”, para que você aprenda o básico do game na prática. Cada desafio ensina a jogar cartas, fazer combos, criar baralhos ou até mesmo criar cartas.
Após a conclusão dos primeiro conjuntos de desafios básicos – as duas primeiras linhas – o jogador tem a opção de realizar os desafios de cada raça – estes já são mais complexos, pois são partidas contra o computador, mas vão ajudar a dominar a jogabilidade e as estratégias em cada embate contra os oponentes.

Jogando o multiplayer
O multiplayer de Gwent é seu principal atrativo. Ao jogá-lo o usuário avança de nível, consegue novos barris e tem a experiência de enfrentar um adversário humano, em outro lugar do mundo, por meio da internet. Participar de embates online sempre será a opção mais divertida e indicada para jogar Gwent.
O multiplayer pode ser acessado logo na primeira opção do menu. No nível dez, o usuário pode participar de embates classificatórios, que valem posições de rank. Mas é altamente indicado estar com baralhos bem construídos e bem testados, antes de começar a se aventurar nas classificatórias – que sempre vão valer pontos.
O multiplayer funciona da mesma forma que as partidas contra o computador – todos os comandos e funcionamento de cartas são os mesmos – com a exceção de que quem está do outro lado é um outro jogador. A regra se mantém: venceu dois rounds, venceu a partida inteira.
Quanto mais vitórias, mesmo em partidas casuais, mais recompensas, seja no rank ou por meio de pontos ou ouro para comprar barris. A evolução em Gwent é bem natural e corresponde ao que um jogo de cartas online deve ser.

Cross-play e cross-buy
Gwent será compatível com a tecnologia cross-play, ou seja, multiplayer cruzado entre plataformas. Quem jogar no PC, poderá jogar contra usuários no PS4 ou Xbox One. Porém, Xbox One e PS4 não jogarão entre si.
Já no caso de PC, os usuários do Windows 10 terão a vantagem, na versão UWP (Universal Windows Platform), de jogar com a mesma conta do Xbox One. Assim, todo o progresso e cartas compradas ou obtidas em uma conta, valerão para a outra, e vice-versa. A versão PS4, contudo, permanecerá independente e seu progresso não será transferido ao PC.