Guirlandas que curam sua casa e sua alma

2015-04-10_190211

A guirlanda não precisa ser só a natalina. O hábito de usar plantas e círculos para proteção vem de bem antes do nascimento de Cristo
Você pode não admitir, mas bate uma dorzinha no coração na hora de tirar a guirlanda da porta depois do Natal! Não é só você: todos sabemos que aquele enfeite significa boas energias e um convite à visitas boas.
Aqui na América do Sul a tradição de enfeitar a porta da casa com guirlandas fora da época de Natal, não é grande, mas devia!
A guirlanda/mandala com plantas naturais atrai boas energias e pode significar muito, dependendo do material que for confeccionada .
A tradição de se usar as guirlandas surgiu em Roma, pois os romanos acreditavam que presentear com um ramo de planta trazia saúde, motivo pelo qual passaram a enrolar o arbusto em coroas, para desejar que todas as pessoas daquela família tivessem saúde.
Seu formato em círculo significa a perfeição, sem começo e sem fim, mas rico em harmonia. O universo tem a forma circular, acelerando o fluxo de energia, e nele encontramos o ciclo do tempo, do ano.
Os pagãos do hemisfério norte usavam círculos de galhos secos entrelaçados com folhas e flores que as adornam muito presentes em rituais realizados no solstício de inverno . Eram colocadas nas portas das casas para dar “boas-vindas” aos Deuses.

Fluxo de energia
Desde a Idade Média, em alguns lugares do mundo, as guirlandas permanecem nas portas durante o ano inteiro como um ornamento que dá boas vindas, traz sorte e protege contra os demônios, venham eles de qualquer lado ou de qualquer forma, além de melhorar a qualidade do ar.
Não tenha medo de usar sua intuição: é necessário avaliar o que sua casa está precisando neste momento e pesquise mais à fundo o significado e poder das plantas.
Aqui selecionamos algumas sugestões de combinações para você criar a sua. Mas, é importante, que quando estiver montando a sua, o faça com muita intenção no objetivo de cura que você está buscando.
Energize-a com seus pensamentos, intenções e até orações. Os resultados virão rápido e com muita força.

O Alecrim tem muitas energias boas ( veja o texto ao lado) e é uma excelente opção para ser usada em combo, como quando é combinada com a Espada de São Jorge, que traz proteção e coragem, como amuleto contra energias negativas. Ou seja, ela serviria como uma espécie de “escudo”, protegendo a porta de entrada da casa

Para proteção
Se você usar Alecrim que atrai alegria e energia positiva, deixando os moradores com mais ânimo e bem-estar para encarar todos os desafios do dia a dia. Pode misturar com Espada-de-São-Jorge que tem a energia capaz de deixar os moradores muito mais corajosos. Ela também elimina as más vibrações, espantando de uma vez por todas a inveja do lar.
A guirlanda não precisa ser permanente, já que as plantas usadas no processo podem e devem ser frescas. Quando a sua guirlanda estiver secando e murchando, faça uma nova com outro propósito e renove suas intenções. Seja intutiva: seu inconsciente sabe muito bem o que você precisa.

A planta da camélia tem significado espiritual que representa o começo de algo novo, . O início de novos ciclos positivos

Para iniciar novos ciclos: camélia
A planta camélia tem folhas densas de um verde intenso. É resistente, mas demora para crescer. A Camélia flor também atua como um ótimo transmutador de energia
Na espiritualidade sua beleza representa o começo de algo novo, o amanhecer, tanto que é símbolo do abolicionismo.
O significado mais importante da camélia é que tal flor descreve a “beleza da alma”. A flor pode significar também arrependimento, por isso é muito indicada para situações especiais e íntimas.
Além de linda, a guirlanda das folhas de camélia significa novos recomeços.

A Oliveira é carregada de significados como paz, sabedoria, abundância e glória dos povos. Ainda representava a beleza, fecundidade e dignidade .A oliveira tem muitos significados também dentro da religião

Perseverança: oliveira
Apesar de difícil de encontrar, a oliveira é linda e muito simbólica.
A habilidade de se regenerar quando cortada ou queimada, brotando a partir das raízes, transforma a oliveira na melhor representação da perseverança.
Também é símbolo de sabedoria, de paz, de abundância e de glória

As suculentas são perfeitas para purificar o ambiente de energias densas. Excelente para ativar a área da carreira, por causa do elemento água, muito presente em suas folhas

Purificar o ambiente: suculentas
Para a técnica de Feng Shui, as lindas e pequenas suculentas funcionam como guardiãs e purificadoras do ambiente e são excelentes para ativar a área da carreira que está relacionada com o elemento da água tão presente nas suculentas.
Você pode criar uma guirlanda com esponjas de floricultura e telas de galinheiro, assim suas suculentas podem durar anos e deixar sua porta linda e protegida

A combinação perfeita: Alecrim e Lavanda ( ou alfazema) é fundamental, pois ajuda nas tomadas de decisões difíceis. Ajuda a superar a insônia, a depressão, a ansiedade, e a lavanda é uma planta que atua principalmente na região da garganta, o quinto chacra. Alívio na dores de cabeça, irritabilidade, dores musculares e cansaço.

Alecrim e alfazema
A alfazema é uma planta conhecida e muito utilizada desde a antiguidade, tanto para fins medicinais como para utilização aromática corpórea ou ambiental. Ela possui um poder oculto que faz com que a pessoa consegue lidar com o estresse e saber lidar com a tomada de decisão. Dentre os benefícios medicinais como o alívio na ansiedade, insônia, estresse, dores de cabeça, irritabilidade, dores musculares e cansaço. Também age para diminuir a irritabilidade dos moradores da casa. Se está passando por períodos de muita discussão e desentendimentos, a melhor combinação é alecrim e alfazema (ou lavanda). Não coloque só na porta de entrada, mas em toda a casa, incluindo o banheiro, para que o vapor do banho potencialize os aromas e os benefícios

.