Guarda externa dos presídios pode deixar de ser realizada por Brigada Militar

2015-04-10_190211
Com a aprovação do projeto, os policiais serão liberados para atuação na área para qual são capacitados, como a polícia ostensiva e preservação da ordem pública

Proposta da Ementa à Constituição foi aprovada em segundo turno pela Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa aprovou em segundo turno na última terça-feira, dia 11, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 255/2016, que retira da BM da obrigação de realizar a guarda externa dos presídios. A proposta foi aprovada por 37 votos favoráveis e 16 contrários.
Na opinião do subcomandante do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT), major Álvaro Martinelli, a proposta é positiva. “Eu sou totalmente favorável, porque o policial muitas vezes passa por uma qualificação na graduação ou uma especialização, e tem que ficar numa guarita cuidando dos detentos”, justifica.
Martineli diz ainda que tem mais brigadianos cuidando de presos, comparando com efetivo na rua. “O material humano é muito caro para ficar exclusivamente naquela função na guarita. Lugar de policial é na rua”, afirma.
Atualmente, em Bento Gonçalves, são cerca de três a quatro brigadianos que se deslocam para exercer a guarda externa no Presídio Estadual. Em todo o estado, cerca de 500 policiais militares exercem a atividade de guarda externa do sistema prisional.
Com a aprovação do projeto, os policiais serão liberados para atuação na área para qual são capacitados, como a polícia ostensiva e preservação da ordem pública.

Estatísticas da
criminalidade em Bento
Na noite da última terça-feira, 11, a Brigada Militar divulgou dados da criminalidade do primeiro semestre de 2016, comparando com o mesmo período de 2017. Os dados indicam uma redução de 68,14% em estabelecimentos comerciais, e de 41,18% de roubo a residência. O número de homicídios também tiveram uma queda considerável. Segundo informações da BM, a redução foi de 42,11%.