Gritos podem causar danos ao cérebro infantil

2015-04-10_190211
Duas pesquisas de importantes universidades norte-americanas sugerem que grito modifica o cérebro

Uma das formas do ser humano se “destacar” em um diálogo é impor a sua superioridade através do aumento do tom da voz. No entanto, gritar pode ser uma das piores formas de tentar “educar” uma criança, de acordo com especialistas e autores, já que pode, inclusive, causar danos ao cérebro dos pequenos.
Aaron James, autor norte-americano, defende que gritar não lhe dá mais razão e nem lhe confere uma posição de vantagem em uma discussão. Isto foi confirmado através dos seus estudos, referindo-se inclusive ao atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Dessa forma, se quisermos ter razão, gritar não nos ajudará em nada. Pelo contrário, devemos argumentar ao invés de levantar a voz. Geralmente os gritos aparecem quando alguém perde o controle. Dessa forma, o estado emocional interfere na expressão da mensagem, distorcendo as informações.
“Se para os adultos é complicado lidar com isso, imagine para as crianças. Os gritos têm um efeito devastador sobre o cérebro infantil”, relata.

Universidade de Pittsburgh
De acordo com um novo estudo da Universidade de Pittsburgh, concluiu-se que esses gritos, especialmente quando são emitidos regularmente, afetam o cérebro da criança e acarretam uma série de riscos para o seu desenvolvimento psicológico. Ou seja, as pessoas que optam por gritar, com o objetivo de direcionar ou repreender, estão aumentando o risco do qual falamos anteriormente. Na verdade, por causa dos gritos as crianças desenvolvem comportamentos agressivos ou defensivos.
O estudo foi feito com 1000 famílias com crianças entre um e dois anos. Os pesquisadores perceberam que as crianças que conviviam com pais que recorriam aos gritos para educá-las desenvolviam na adolescência, a partir de 13 e 14 anos, sintomas depressivos e problemas comportamentais.
A conclusão foi de que o grito não minimiza os problemas, mas os agrava. Por exemplo, no que diz respeito à desobediência, os pais que são carinhosos com seus filhos conseguem minimizar muito esse tipo de comportamento.

Escola de Medicina da Harvard
A Harvard Medical School, também estudou o assunto, através do departamento de psiquiatria, e afirma que o abuso verbal, os gritos, a humilhação ou a combinação dos três elementos alteram de forma permanente a estrutura cerebral da criança. Depois de analisar mais de 50 crianças com transtornos psiquiátricos causados por problemas familiares e compará-las com quase 100 crianças saudáveis, os pesquisadores fizeram uma descoberta alarmante: perceberam que havia uma redução severa do corpo caloso, ou seja, na parte que conecta os dois hemisférios cerebrais.

Substitua o grito
Gritar é perder o controle. Se perdemos o controle, perdemos toda a capacidade de disciplinar adequadamente a criança. A dica é evitar momentos estressantes e acalmar-se antes de agir. O principal é compreender que seus filhos são apenas crianças, portanto é importante que desfrutem, sejam felizes e se desenvolvam adequadamente.