Gritar não ajuda crianças a aprenderem com os erros

2015-04-10_190211

Às vezes gritar com as crianças faz os pais pensarem que a ordem do aumento da voz ajuda-os a aprender e a não cometer mais o mesmo erro. Há a crença de que as crianças somente vão obedecer quando os gritos surgirem, como quando estão bagunçando e os pais gritam “não”. E o grito funciona como um grande susto, fazendo a criança sentir a pressão, a irritação ou até mesmo a raiva e sair em disparada, assustada para fazer o que lhe foi gritado.
No entanto, ela não irá absorver o conteúdo e o porquê do grito. E repetirá o ato novamente, fazendo os pais gritarem mais uma vez e assim por diante. A orientação de especialistas das mais diversas áreas é cuidar o jeito de se comunicar com as crianças, olhar nos olhos e falar com clareza.

Birra e o “olhos nos olhos”
Quando a criança faz a famosa birra, que nada mais é que uma encenação para conseguir algo que ela deseja, é importante que os pais estejam no campo de visão delas, numa posição que possibilite o contato visual e que favoreça a atenção à sua instrução ou demanda para favorecer o estabelecimento do controle de estímulos por você e não por outros estímulos do ambiente.
Ou seja, é necessário ficar na altura das crianças e pedir a elas o contato visual, ela perceberá quem está no controle da situação e focará em você.