Gripe de outono também afeta os animais

2015-04-10_190211

A mudança de clima também pode ser sentida pelos bichinhos e o aumento da propensão as gripes também. Entre as principais doenças que afetam os animais nessa época estão a traqueobronquite infecciosa canina, no caso dos cães, e a rinotraqueite, nos gatos. Ambas são transmitidas por vírus em contato com algum pet doente, principalmente em passeios pela rua.
A imunização é a melhor forma de proteger os animais. Para ambas as doenças existem vacinas para proteção, que devem ser reforçadas a cada ano.

Sinais e tratamento
Nos cães os sintomas aparecem com tosse seca, secreção nasal, espirros e até febre. Já os gatos apresentam secreção nasal, secreção ocular amarelada ou esverdeada, espirros febre e falta de apetite.
Nos dois casos o tratamento é feito com antibióticos, além de exames de raio x de tórax para prevenir que evolua para uma doença mais grave como pneumonia.

Outras alterações que podem ocorrer nesta época
Conjuntivite: com o ar mais secos olhos dos animais podem ficar avermelhados, lacrimejar e coçar. Com isso, eles podem tentar aliviar a coceira com as patinhas e causar lesões ou até levar bactérias para os olhos. Animais de focinho mais curto tem maior incidência de conjuntivite. Para aliviar esses sinais, o procedimento é limpeza com algodão e água, com muita delicadeza.
Problemas respiratórios: alguns animais podem ficar ofegantes e sofrer de crise respiratória nos dias secos. O ideal é evitar caminhadas longas e brincadeiras muito ativas nesses dias.