Granizo causa prejuízos de até 100% em pomares de caquis

2015-04-10_190211

15 propriedades rurais do distrito de São Pedro foram atingidas pelo granizo de sábado dia 13. Segundo a Emater, em dados preliminares, 40% das propriedades tiveram perdas decorrentes a chuva de granizo. Dos estimados 375 mil quilos de produção da fruta, o granizo provocou perdas em quase 130 mil quilos.
Segundo a Emater o prejuízo só não foi maior porque 30% da safra de caquis já haviam sido colhidos . Dos 25 hectares de plantio do município, 99% concentra-se no distrito de São Pedro, que faz divisa com o município de Farroupilha, um dos mais atingidos pela chuva de granizo deste ano.
Já as 15 famílias que trabalham, numa área total de 2 hectares plantados, com verduras e temperos no sistema de plasticultura, tiveram danos e nas estufas. Apesar dos danos em 100% das estufas, apenas uma foi derrubada, as outras tiveram rasgos em lonas plásticas, mas sem grandes danos à produção.

100%
O produtor Ivandro José Lerin, que possui 15 hectares de terra localizados na sede da comunidade em São Pedro, onde tem como principais cultivos o pêssego, caqui, uva, nectarina, pera e kiwi.
Com a geada do último dia 13, o agricultor teve uma perda de 100% dos caquis que ainda não haviam sido colhidos, tendo anteriormente retirado 50% da produção, além dos 20% dos kiwis, que não estão no momento ideal da safra. Somadas as duas plantações, equivalem a 3 hectares de cultivo.
Ivandro relata que não imaginava o tamanho dos prejuízos inicialmente, tanto que nem registrou os momentos após a chuva, somente mais tarde que notou que todos os caquis foram atingidos resultando na perda de toda a produção restante de caqui.