A grama que pode causar morte de cachorros

2015-04-10_190211

A grama conhecida popularmente por rabo de raposa (ou Foxtail) pode parecer inofensiva, mas na verdade, é um perigo para quem tem cachorros. Veterinários inclusive alertam que as pontas das sementes são o que torna essa grama potencialmente perigosa para o seu amigo de quatro patas. Essa grama possui “agulhas” e quando seu animal entra em contato com elas, pode acabar tendo sérios problemas, uma vez que elas entram no tecido mole do cão, geralmente ocorrem ferimentos muito graves.
Essas “agulhas” são tão perigosas como uma bala para o seu cão. Cabe aos donos dos animais estarem o mais atentos possível relativamente a essa situação. As áreas mais suscetíveis são as patas do cão, a parte traseira, o estômago, o nariz e as orelhas. Quanto mais longo o pelo de seu cão, mais vulnerável ele fica, pois a erva fica presa ao pelo.
Aterros, bermas de estradas, terrenos desabitados, trilhas de montanha e campos abertos são apenas algumas das áreas que você e seu cão vão querer evitar.

Sintomas
Se seu cachorro estiver espirrando de forma consistente, eles podem ter uma ferida no nariz. Borbulhas na pele, a agitação violenta da cabeça e coçar excessivamente os olhos também são sinais reveladores. Cuidado com abcessos visíveis e descargas de pus, que podem causar infecções bacterianas.
A melhor maneira de garantir proteção para seu cão, é ser o mais prevenido possível. Fique atento em todas as áreas onde o seu cão brinca. Certifique-se que não há nenhuma grama que possa ser encontrada e verifique seu animal com regularidade.