Governo recua e decide manter o horário de verão

2015-04-10_190211
A polêmica começou depois da conclusão de estudos que mostram que o horário de verão não proporciona economia de energia

Na quinta-feira (21), havia ficado decidido que o governo ia fazer um balanço sobre o assunto com a população nas redes sociais

O Governo Federal anunciou nesta segunda-feira (25) que vai manter o horário de verão em 2017/2018. A mudança, segundo o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, só não foi possível porque o período para avaliar a opinião das pessoas era curto. No entanto, a medida de acabar com o horário pode ser estudada para os próximos anos, de acordo com Filho.Assim, o horário de verão entrará em vigor no próximo dia 15 de outubro e se manterá vigente até 17 de fevereiro de 2018 no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal.

Polêmica
A polêmica começou depois da conclusão de estudos que mostram que o horário de verão não proporciona economia de energia. Com isso, o Ministério de Minas e Energia (MME) decidiu encaminhar a questão para instâncias superiores. O governo chegou a dizer que estudava fazer uma enquete nas redes sociais para deliberar sobre o assunto. O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, evitou dar um posicionamento prévio, afirmando que a decisão final era do presidente Michel Temer.
“Tendo em vista as mudanças no perfil e na composição da carga que vêm sendo observadas nos últimos anos, os resultados dos estudos convergiram para a constatação de que a adoção desta política pública atualmente traz resultados próximos à neutralidade para o consumidor brasileiro de energia elétrica, tanto em relação à economia de energia, quanto para a redução da demanda máxima do sistema”, informou o MME.