Governo não cumpre decisão do TCU para detalhar plano de imunização contra Covid-19

2015-04-10_190211

 Diante da relutância da gestão Bolsonaro em revelar detalhes do plano de vacinação, há preocupação com a logística a ser adotada no momento em que houver vacinas aprovadas.

O Tribunal de Contas da União (TCU) que determinou que o governo federal detalhe os planos para a imunização no país, mas até hoje o governo não apresentou planejamento detalhado para a imunização da população.

Parecendo estar brigando consigo mesmo Bolsonaro está se utilizando da Advocacia-Geral da União (AGU) para evitar compartilhar informações com o TCU e apresentou recurso contra pedido para que fosse divulgada as atas das reuniões do Centro de Coordenação de Operações do Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19.

Com a relutância  em revelar detalhes do plano de vacinação, especialistas se preocupam com o momento em que houver vacinas aprovadas, principalmente na questão da logística. A distribuição para Estados e municípios, quantidade de agulhas e seringas suficientes e até equipes necessários para um armazenamento adequado dos imunizantes são essenciais para que o Brasil tenha uma vacinação de sucesso.

O TCU Vital do Rêgo solicitou detalhes da produção e da compra das vacinas , além do esquema de imunização. O TCU vê ações do governo como “meramente procrastinatório”, apenas para adiar o prazo, sem apresentar uma solução concreta.