Governo libera esporte em municípios nas bandeiras amarela e laranja

2015-04-10_190211

Em Bento Gonçalves, decreto municipal já autorizava as medidas.

Uma nova flexibilização do governo do Rio Grande do Sul vai permitir que competições esportivas e treinos profissionais e amadores sejam realizados em municípios onde a bandeira estejam nas cores amarela ou laranja. O decreto divulgado estabelece que para a realização das atividades é necessário observar as restrições previstas nos documentos e normativas já existentes. Em Bento Gonçalves, o decreto existente já previa essa possibilidade.
Conforme o documento estadual, a partir de agora estão autorizadas a realização de competições esportivas com a participação de 50% dos trabalhadores, sem a presença de público e com prévia autorização do município. Em clubes e entidades sociais, os treinos coletivos serão liberados apenas para atletas profissionais, com a presença de 25% dos trabalhadores e sem público. O distanciamento entre os atletas deve ser de, no mínimo, 16 metros quadrados por pessoa.
Para as competições esportivas, o novo decreto exige a entrega de um plano de contingência por parte dos organizadores. No documento deverá constar as medidas de prevenção para controle da pandemia. Somente após análise do plano, os municípios decidem se autorizam ou não a realização das atividades.
Apesar as autorizações por parte do governo do RS, em Bento Gonçalves, com a flexibilização das restrições, o decreto municipal já autorizava a realização de atendimento individualizado ou esportes em dupla, com o distanciamento de 16m² por pessoa e sem a presença de público. Atividades coletivas seguem proibidas no município.
As medidas passaram a valer na Capital do Vinho no dia 3 de agosto.