Governo incorpora novos remédios para Parkinson no SUS

2015-04-10_190211
A atualização da lista dos remédios disponíveis para a doença foi publicada no Diário Oficial da União no dia 9 de novembro

O Ministério da Saúde incorporou os medicamentos Rasagilina e e Clozapina no SUS (Sistema Único de Saúde) para o tratamento de pacientes com Parkinson. A atualização da lista dos remédios disponíveis para a doença foi publicada no Diário Oficial da União no dia 9 de novembro.
A Rasagilina estará disponível para a população nas unidades de saúde do País até o final de fevereiro. A Clozapina, que já era oferecida no SUS para tratamento de transtorno bipolar e esquizofrenia, agora estará disponível também para pessoas com Parkinson.
A doença de Parkinson é uma condição degenerativa que causa problemas motores como tremor, rigidez muscular e alterações posturais. Entretanto, manifestações não motoras também podem ocorrer, como: comprometimento da memória, depressão, alterações do sono e distúrbios do sistema nervoso autônomo.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), o Parkinson acomete 1% da população mundial, com idade superior a 65 anos. No Brasil, estima-se que cerca de 200 mil pessoas sofram com o problema.