Governo do RS anuncia maior flexibilização das atividades econômicas

2015-04-10_190211

Decreto publicado nesta sexta-feira (9) com novas regras passam a valer neste sábado (10)

Rio Grande do Sul entra na sétima semana consecutiva em bandeira preta. O mapa segue com as 21 regiões classificadas em risco altíssimo devido à ainda grande pressão sobre a capacidade hospitalar

Em live no Facebook, nesta sexta-feira (09), o governador, Eduardo Leite, anunciou novos protocolos de funcionamentos das atividades econômicas no Estado. Após seis semanas consecutivas com todo o território gaúcho sob bandeira preta nos indicadores de risco, a partir de publicação de novo Decreto, não haverá restrição de horários para supermercados. Já os bares e restaurantes poderão atuar em horário estendido. Para o comércio não essencial, o funcionamento está liberado até às 20h.
As novas regras já estarão vigentes a partir deste sábado (10) e beneficiam supermercados, restaurantes, bares, academias, templos religiosos, parques, comércio não essencial e sistema de transporte coletivo.
Para o setor de bares e restaurantes, durante a semana, a permissão é até às 23h, com entrada de clientes até às 22h. Nos fins de semana, o funcionamento está permitido até às 16h, com recebimento de clientes até às 15h. Após esse horário, é permitido o serviço de pegue e leve até às 20h e, na sequência, o serviço de tele-entrega.
Para o comércio não essencial, o funcionamento está liberado até às 20h, tanto nos dias de semana, quanto ao fim de semana. O mesmo horário se aplica para demais serviços não essenciais. As academias e as cerimônias religiosas estão liberadas até às 22h.
Além disso, o governo flexibilizou as regras de ocupação de academias e serviços de transporte. Nas academias, é possível atender uma pessoa para cada 16 m², sendo duas pessoas para cada profissional habilitado. Nos transportes fretados/metropolitano/executivo/seletivo/intermunicipal e interestadual, a lotação máxima foi ampliada para 75%. Já no transporte coletivo, a lotação máxima deve ser de 60%.
Os esportes individuais, como padel, também estão permitidos, com máximo de quatro pessoas, intervalo entre jogos e sem público.