Governo anuncia fim do distanciamento controlado

2015-04-10_190211
O novo decreto que estipula mudanças no modelo do Distanciamento Controlado do Estado do RS deverá ser publicado ainda hoje (27), e entrará em vigor a partir das 0h de quarta-feira (28). Foto: Maurício Tonetto

Ajustes nas salvaguardas colocam todo RS em bandeira vermelha, mas com suspensão da cogestão, permitindo retomada das aulas

O governador Eduardo Leite confirmou, em vídeo, na tarde desta terça-feira (27), que o Piratini está editando um novo decreto para permitir o retorno das aulas presenciais no Rio Grande do Sul. O novo decreto que estipula mudanças no modelo do Distanciamento Controlado do Estado do RS deverá ser publicado ainda hoje (27), e entrará em vigor a partir das 0h de quarta-feira (28).

O governo vai alterar pontos nos sistemas de cogestão e extinguir a salvaguarda regional de bandeira preta, colocando todo o Estado sob bandeira vermelha. A mudança se tornou necessária, segundo Leite, para que o sistema de enfrentamento à pandemia se ajuste à atual realidade e permita a retomada das aulas presenciais no Rio Grande do Sul, conforme novo decreto que será publicado.

Segundo o Ceprs essa é uma manobra para burlar a Justiça. O governador presta solidariedade aos pais, às mães e às crianças do Estado e cita o impasse entre o governo e o Judiciário. O governador afirma que reconhece a legitimidade e soberania das ações do Judiciário no processo, mas entende que a ação é “absolutamente equivocada e incoerente”.

Leite também confirmou a mudança na salvaguarda de bandeira preta. O dispositivo vai continuar existindo, mas será acionado apenas se a ocupação de leitos com pacientes confirmados para o coronavírus estiver em ciclo de piora em 14 dias.

A salvaguarda será desativada quando ocorrer um ciclo de pelo menos 14 dias de redução da ocupação de leitos de UTI ocupados por pacientes infectados. Já a salvaguarda da bandeira regional será extinta e substituída pela salvaguarda de bandeira vermelha. Assim, todo o Estado estará sob bandeira vermelha a partir da publicação de um novo decreto.

O Governador antecipou a substituição do atual modelo de distanciamento por outro “mais aprimorado e adequado a essa nova fase que estamos vivendo na pandemia” no próximo mês.