Governador irá vetar lei que libera bebida alcoólica em estádios de futebol

2015-04-10_190211
Em reunião, governo decide pelo veto de lei que libera bebida em estádio de futebol Foto: Palácio do Piratini

O governador Eduardo Leite confirmou na última quarta-feira (16) que irá vetar a lei que previa a volta da venda das bebidas alcoólicas dentro dos estádios do Rio Grande do Sul. Na sexta-feira (18), o Diário Oficial do Estado deve publicar o veto da medida.
A decisão foi herdada do antigo governo, liderado por José Ivo Sartori. Leite, antes de anunciar a posição contrária a volta das bebidas nos estádios, se reuniu com a cúpula da segurança pública estadual. Os representantes da área apresentaram relatórios com número de ocorrências nos estádios antes e depois de 2008 para sustentar o veto ao Projeto de Lei aprovado na Assembleia Legislativa.
Segundo o mandatário, as secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Saúde apresentaram argumentos que ajudaram na sustentação contra o projeto. Conforme a pasta da Saúde, estudos mostram que a ingestão de bebidas alcoólicas acaba contribuindo para o aumento do comportamento violento das pessoas. O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda, lembrou desde que houve a proibição de bebidas nos estádios ocorreu uma redução drástica de ocorrências nos jogos.
O Ministério Público do Rio Grande do Sul também se posicionou contra a leia. O órgão tratou o Projeto de Lei como inconstitucional por ir contra o Estatuto do Torcedor.