Google lança plataforma para ajudar crianças a reconhecer notícias falsas

2015-04-10_190211
O projeto Seja Incrível Na Internet, uma combinação de game interativo com treinamentos, material didático e ferramentas sobre segurança online para melhorar a relação das crianças com o mundo conectado

Nas aparições públicas em que os executivos da google fazem, eles fazem questão de falar que a empresa leva muito a sério o combate as chamadas “fake News” e, uma das várias iniciativas da empresa para evitar o compartilhamento de notícias falsas é um curso voltado para as crianças.
O Be Internet Awesome (“Seja Incrível Na Internet”, na tradução para o português) é um curso feito para ensinar crianças entre sete e 12 anos a reconhecer uma notícia falsa que está sendo espalhada pela internet. Entre os conteúdos do curso esta a identificação de URLs suspeitas, aprender a reconhecer quando uma fonte é ou não confiável e o que fazer para checar se uma informação é ou não falsa, ensinando as crianças a não acreditar em algo apenas porque a manchete parece bem formulada.
Desenvolvido em uma parceria da Google com a Net Safety Collaborative, o foco do programa é ensinar o pensamento crítico a crianças que estão se alfabetizando e entrando na adolescência, com o intuito de tornar a nova geração de internautas muito mais atenta ao perigo das notícias falsas. Além de desenvolver as habilidades de julgamento dessas crianças sobre se uma notícia é ou não falsa, o programa também conta com atividades de alfabetização midiática sobre ter sempre cuidado com o que se compartilha e manter uma boa reputação online, além de aulas sobre os problemas do bullying e do assédio virtual.
Junto com o programa, a Google também anunciou uma parceria com a YMCA (Associação Cristã de Jovens dos Estados Unidos), para ajudar pais e filhos a conversarem sobre tópicos como mídias sociais, cyberbullying e desinformação online.
Ainda que a parceria com a YMCA seja exclusiva para os Estados Unidos, o programa Seja Incrível Na Internet já está disponível em português para qualquer educador que esteja interessado em utilizá-lo para ensinar seus alunos sobre fake news e pode ser acessado através do site oficial do programa.

 

Fonte: Yahoo