Google Earth ganha função que mostra destruição da Terra ao longo do tempo

2015-04-10_190211
Nesta quinta-feira (15), o Google Earth ganhou a função timelapse, que reúne cerca de 24 milhões de imagens de satélites feitas entre os anos de 1984 e 2020.

O propósito da nova ferramenta é mostrar como foi a transformação e a destruição da Terra nas últimas décadas.

Nesta quinta-feira (15), o Google Earth ganhou a função timelapse, que reúne cerca de 24 milhões de imagens de satélites feitas entre os anos de 1984 e 2020. A funcionalidade foi desenvolvida em parceria com universidades dos Estados Unidos, usando dados da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) e da ESA (Agência Espacial Europeia). Para isso, foram necessárias mais duas milhões de horas de processamento de imagens.

O que dá para ver
Com o timelapse é possível fazer uma viagem no tempo 3D e acompanhar desastres ambientais como os de Mariana e Brumadinho, ambos em Minas Gerais e devido a rompimentos de barragens. Também no Brasil, dá para acompanhar a destruição da Amazônia.

Como usar
Dá para acessar de dois jeitos. No primeiro, é só acessar g.co/Timelapse e usar a barra de busca para selecionar o local do mundo que deseja ver em movimento.O segundo jeito é abrir o Google Earth, clicar no ícone do timão de barco. A partir de então, é possível navegar pelo planeta com o cursor, selecionando os anos que deseja ver e dando zoom.