Geração YouTube: o papel do vídeo na educação durante a pandemia

2015-04-10_190211

Durante a pandemia, então, por se uma ferramenta principal do Ensino a Distância, o vídeo assumiu, em muitos casos, o protagonismo.

De uma forma ou de outra, o vídeo sempre teve um papel importante na educação. Como ocorreu com diversas outras ferramentas, o acesso a esses conteúdos foi facilitado com a evolução tecnológica, assim como diferenciais importantes deram a eles um caráter essencial no desenvolvimento de estudantes: se antes eram levados em fitas VHS e DVDs, bem como exibidos em televisores de tubo (empurrados por professores em salas de aula), agora estão a um clique de distância na casa de cada pessoa.

Acessos a aplicativos tiveram um crescimento enorme
Durante a pandemia, então, por serem uma ferramenta principal do Ensino a Distância, assumiram, em muitos casos, o protagonismo. Um exemplo disso é o que ocorreu com o laboratório de inovação Edulabzz, responsável pelo Toolzz, um conjunto de aplicações voltados para a educação inspirado em aplicativos como Netflix e Spotify, que viu seus números crescerem em quase 340%.
Nesse sentido, com o aumento da demanda e da necessidade de manter alunos engajados e atentos, investir em equipamentos que otimizem a experiência é primordial. De nada adianta uma aula fascinante se a qualidade do vídeo for baixa ou, na hora de abrir plataformas específicas ou mesmo algo disponibilizado no YouTube, o aluno se deparar com travamentos.  O desenvolvimento da aula certamente será  prejudicado. Por isso, uma placa de vídeo dedicada e um bom processador podem fazer toda a diferença na hora de se dedicar aos estudos, assim como um display que garanta que a aula virtual se aproxime da experiência física do aprendizado – diferenciais que a você de ve avaliar em seus equipamentos.

Selecione conteúdos online alinhados com sua disciplina e ano escolar

São muitas as opções de conteúdos de qualidade online e gratuitos, para todas as disciplinas e idades. O YouTube Edu oferece uma curadoria de vídeos dos melhores canais de educação do Brasil. A Khan Academy é a maior plataforma educacional do mundo e já alinhou todo seu conteúdo ao currículo brasileiro, além disso, está disponibilizando um conjunto de orientações para professores e pais para auxiliar nessa crise do Coronavírus. Plataformas como Escola Digital e MEC RED são grandes repositórios de recursos educacionais digitais. Até mesmo o Telecurso está de volta, em sua versão online. Ensinar totalmente à distância pode ser muito diferente e desafiador para a maioria dos educadores. É preciso considerar que provavelmente os alunos não estarão todos online ao mesmo tempo, terão dificuldades com o computador e a conexão à internet, poderão estar distraídos e é muito mais difícil saber quando estão com alguma dificuldade.

A importância da placa de vídeo

De nada adianta uma aula fascinante se a qualidade do vídeo for baixa ou, na hora de abrir plataformas específicas ou mesmo algo disponibilizado no YouTube, o aluno se deparar com travamentos. O desenvolvimento da aula certamente será prejudicado. Por isso, uma placa de vídeo dedicada e um bom processador podem fazer toda a diferença na hora de se dedicar aos estudos, assim como um display que garanta que a aula virtual se aproxime da experiência física do aprendizado.

Cuidados na hora do estudo

Mesmo com todos os benefícios, há estudantes que não possuem perfil para estudar pela internet. Isso se deve à falta de disciplina que os mesmos possuem para ter o comprometimento que, muitas vezes, o estudo pela web deixa em aberto. Há casos em que os pais tentam intervir, mas essa é uma postura que estudante deve ter que assumir sozinho, afinal de contas, ele é o principal interessado. A falta de controle e organização dos estudos é um dos grandes pecados para quem escolhe a internet. Se não for determinado antes de tudo os dias e horários para os estudos, as chances de não conseguir se organizar são muito grandes. Prepare uma planilha semanal do seu plano de estudos e acesse as aulas nos momentos que você reservou para elas. Mesmo com muitas vantagens, algumas pessoas acabam não se adaptando aos estudos pela internet pela falta de interação entre pessoas, já que esta quase não existe, sendo somente a tela (com os conteúdos) e o estudante.

Para alguns, o processo de aprendizado é mais complicado e a interação humana ajuda no foco e no melhor entendimento dos conteúdos. Nesse momento é importante ter autocontrole para não perder tempo em páginas e aplicativos que não irão agregar em nada aos seus estudos. Para avaliar se realmente o uso da internet vem atrapalhando os seus estudos, é interessante analisar quantas horas você navega. Logo depois, veja com o que você gasta esse tempo. Redes sociais, como Facebook, Whatsapp, Instagram, Twitter e Snapchat costumam ser os vilões do estudo pela internet. Essas redes de relacionamento têm como principal característica a interação, que para o estudante torna-se sinônimo de grande distração. É necessário ter cautela quanto ao uso da internet.