Gel caseiro de aloe vera (babosa) para muitos usos

2015-04-10_190211

O aloe vera, também conhecido em alguns locais como babosa, é uma das plantas mais valorizadas na indústria cosmética por seus diversos benefícios que pode oferecer à beleza de todo o corpo. Ele conta com propriedades adstringentes, antibacterianas e hidratantes que, ao serem aplicadas sobre a pele, favorecem a sua regeneração para mantê-la jovem e livre de imperfeições.
Grande parte do aloe vera é composto por água, mas ele também oferece uma quantidade significativa de vitamina A, C e E, cuja ação antioxidante pode inibir o dano oxidativo na pele. Para usufruir ao máximo todas as suas qualidades, a melhor forma de utilizar a babosa é sempre em seu estado 100% natural.

Modo de preparo
Preparar o gel de aloe vera é muito fácil e, principalmente útil. Ainda que ele possa ser adquirido em lojas de produtos naturais, o melhor é fazê-lo de forma orgânica para cuidar do meio ambiente e evitar os conservantes químicos.

Ingredientes
3 folhas de aloe vera
1 colher de suco de limão (10 ml)
1 colher de óleo de gérmen de trigo (10 g)

Instruções
Em primeiro lugar, cinco dias antes de preparar o gel, regue a planta diariamente para que ela fique no estado ideal para o corte. Passado o tempo aconselhado, corte três folhas, ou a quantidade que considerar necessária para extrair o produto. Quando elas estiverem prontas, retire os espinhos laterais e coloque-as em um recipiente com água durante, no mínimo, 24 horas, trocando a água a cada três ou quatro horas para que todas as folhas expulsem uma substância conhecida como aloína, que pode ser tóxica. Depois das 24 horas, retire-as da água para poder extrair a polpa e continuar a preparação do gel. Pegue uma faca e abra cada uma das folhas por um dos lados. Agora, com a ajuda de uma colher ou uma espátula, extraia todo o gel e reserve-o em um recipiente. Incorpore o suco de limão e o óleo de gérmen de trigo, cuja função é potencializar as suas propriedades graças ao seu teor de vitamina E e outros antioxidantes. Depois de ter tudo pronto no recipiente, bata a mistura em uma velocidade médio-alta na batedeira, até obter um creme espesso de tonalidade branca. Se você não tiver uma batedeira, pode fazer isso usando o liquidificador. Para finalizar, coloque o produto em um frasco de vidro fechado hermeticamente e conserve-o na geladeira para que dure mais tempo.

Modo de aplicação
Seja qual for a finalidade com a qual você irá utilizá-lo, pegue a quantidade que considerar necessária e espalhe pela região afetada.
Sempre é bom repetir a sua aplicação umas três vezes por semana para notar a diferença em pouco tempo.