Gazeta na sala de aula: Alunos do Alfredo Aveline se utilizam de reportagem da Gazeta para discutir sobre o excesso do uso de agroquímicos

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Aluna Renata Barp, avaliando a reportagem da Gazeta em sala de aula

A turma 311, da Escola municipal Alfredo Aveline se utilizaram de reportagem do Jornal do Vale dos Vinhedos, encartado na Gazeta de terça-feira (25), para desenvolver os conteúdos “O espaço Mundial no início do século XXI”; “O Espaço Agrário Mundial: Transgênicos, agrotóxicos” “A agricultura mundial”; “O Mundo Globalizado”.
Dentro destes componentes curriculares e sempre atualizando com conjuntura foi utilizado o Jornal Gazeta com a reportagem que tratava da Decisão judicial americana de correlacionar o uso do Glifosato com a incidência do câncer.
Este conteúdo, sempre reforçado em todas as publicações dos jornais rurais da Gazeta é de extrema importância, e sempre volta à pauta, incluindo a discussão da grande mortandade de abelhas polinizadoras (edição de 12 de março do jornal de Tuiuty), quando se destaca os mais de 400 milhões de abelhas mortas o por agrotóxicos somente de dezembro a fevereiro no Rio Grande do Sul.
Assustadoramente o Rio Grande do Sul é campeão em mortandade de abelhas disparando na frente de Santa Catarina ( que registrou a morte de 50 milhões de abelhas no mesmo período) , Mato Grosso do Sul , com 45 milhões de abelhar mortas, apesar de ser o maior plantador de soja do pais.
Com a morte das abelhas em ritmo acelerado as associações de apicultores do pais esta lançado alerta que, neste ritmo não haverá alimentos no mundo em cinco anos. ” vamos todos ter que comprar sementes transgênicas da Monsanto, que, não coincidentemente, é a maior produtora de agroquímicos do mundo”, destacam.
Segundo a professora Eliana Passarin, a utilização de reportagens de jornal na sala de aula tem o objetivo de “buscar com que o conteúdo se torne vivo e presente ao máximo, com o objetivo de que os alunos estejam conectados com a atualidade e possam refletir e provocar desde pequenas mudanças em seus hábitos, bem como interagir de forma propositiva no meio em que vivem.”
A professora Eliana revelou também, que na semana anterior, trabalhou , juntamente com os alunos, a reportagem de capa do caderno Beats, que discutia, em tom descomplicado a realidade paralela ” O futuro já aconteceu e o livre arbítrio não existe”.
Na reportagem do caderno Trends, os alunos discutiram as três teorias científicas da existência da realidade paralela: do ponto de vista matemático, do ponto de vista filosófico e do ponto de vista da física
“Utilizei a matéria sobre Einstein estava ótima”, falou Passarin.
Nós é que agradecemos, professora!