Gato toma banho? Descubra mais sobre a higiene dos bichanos!

2015-04-10_190211

Os gatos são conhecidos por sua independência. Por conta disso, muitos tutores não se preocupam tanto se o gato toma banho, visto que os bichanos passam longos momentos se limpando, por meio de delicadas lambidas.

Mas será que o “banho de gato” é, de fato, suficiente para fazer a limpeza do pet ou o gato precisa tomar banho? Vamos descobrir mais sobre o assunto, trazendo 4 mitos e verdades sobre a higiene dos bichanos!

Gato toma banho sozinho

Verdade! Gatos são muito independentes e se cuidam até na hora do banho. As lambidas dos bichanos são bem conhecidas entre os tutores. É a chamada “autolimpeza”, um processo parecido ao banho. Quem já levou uma lambida de um gato sabe que eles possuem línguas muito ásperas. Isso auxilia no momento de sua higiene, retirando as impurezas e pelos mortos. Mas se seu pet estiver se lambendo demais, procure um veterinário. Algumas doenças causam incômodos que levam os pets às lambidas excessivas, como pulgas e carrapatos.

Posso dar banho no gato toda semana

Mito! Os gatos conseguem se limpar com suas famosas lambidas. Especialistas recomendam que o bichano passe, ocasionalmente, por um banho mais profundo, para retirar as impurezas que podem se acumular.
“A sujidade do ambiente adere na pele e pelos, podendo gerar coceira e, consequentemente, problemas dermatológicos” afirma a médica veterinária, Dra. Tuany Fialho.
Por isso, procure dar banhos ocasionais para garantir uma saúde melhor.

Banho estressa o gato

Não é bem assim. “Na verdade, tudo depende da adaptação” explica a Dra. Tuany. “Por serem animais que possuem uma baixa frequência
de banho, isso faz
com que eles se
estressem mais durante o procedimento” completa.
Como os bichanos não estão acostumados com a água, o banho pode ser bem cansativo para eles.
Por isso alguns cuidados devem ser observados:
A água deve estar sempre morna: isso não só facilita o contato para os pets, que preferem um banho mais quentinho,
como evita doenças e infecções,
Os produtos devem ser escolhidos com cuidado: já que os gatos são muito sensíveis a cheiros. Assim, é sempre recomendado levar seu filho de quatro patas em um pet shop confiável.
Além disso, o banho é um importante recurso para deixar a pelagem de gatos sempre linda, quando combinada com outros cuidados, como a alimentação e a escovação do
pelo.

Banho em gato filhote faz mal

Mito! Estudos indicam que o melhor para acostumar os gatos com a água é apresentá-los a ela o mais cedo possível. Isso deixará o hábito do banho mais fácil no futuro. “O ideal é acostumar o pet desde filhote” explica a Dra. Tuany.
Para quem pergunta com quantos meses pode dar banho em gato, não se preocupe: o processo pode se iniciar bem cedo. “A partir de dois meses já é indicado iniciar o processo de adaptação aos banhos”, completa.
Utilizar água morna e realizar o procedimento em um ambiente calmo e sem barulho auxilia o gato a se acostumar.