Gás de cozinha vai ficar mais caro

2015-04-10_190211

Para as refinarias preço deve subir 6,7%, para o consumidor, 2,2%

A diretoria executiva da Petrobras aprovou uma nova política de preços para a venda às distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) em botijões para uso residencial. O primeiro reajuste estava previsto para esta quinta-feira (8), entretanto, em Bento Gonçalves o gás de cozinha ainda não ficou mais caro. A nova fórmula de preços levará a aumento médio nas refinarias de 6,7% em junho. Para o consumidor, o gás subirá em média 2,2%, ou R$1,25 por botijão.
Segundo a Estatal, nos próximos meses os reajustes estão previstos para o dia 5 de cada mês. O último havia sido no dia 21 de março. A nova política de preços não se aplica ao gás de uso industrial e comercial.
O preço final às distribuidoras será formado pela média mensal dos preços do butano e do propano no mercado europeu, convertida em reais pela média diária das cotações de venda do dólar, mais uma margem de 5%, divulgou a Petrobras.
Até esta nova medida, a estatal respondia por cerca de 25% do valor final do botijão, outros 20% eram tributos e o restante do preço era composto por distribuição e revenda. Agora, haverá um aumento na margem do preço da companhia e uma diminuição do valor de distribuição e revenda.