Gabinete de Crise emite Alerta para região serrana

2015-04-10_190211
A região da Serra Gaúcha apresentou incidência de 308,5 casos confirmados por 100 mil habitantes na última semana, aumento de 18,7% frente à semana anterior. Foto: Reprodução

A Serra acumula 2.428 óbitos relacionados ao coronavírus, 44 mortes somente na última semana

Após reunião na quarta-feira (26), o Gabinete de Crise emitiu quatro novos Alertas às regiões Covid do Rio Grande do Sul. A decisão ocorreu na esteira da recomendação do GT Saúde, que também emitiu um novo Aviso. As regiões de Caxias do Sul, Erechim, Pelotas e Santa Maria receberam Alertas por parte do Gabinete de Crise.

Com a notificação aos municípios, passa a valer o prazo de 48 horas para que as quatro regiões apresentem um plano de Ação. Além dos quatro novos Alertas, as regiões de Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo, Santo Ângelo, Palmeira das Missões, Santa Rosa e Uruguaiana ainda inspiram cuidados. Por isso, o Gabinete de Crise manteve o Alerta para elas, que já apresentaram planos de Ação com protocolos que devem estar adaptados à situação epidemiológica de cada uma.

Para as regiões de Bagé e Santa Cruz do Sul, foi enviado um segundo Aviso, além do que receberam na semana passada. A região de Taquara, que ainda não tinha recebido nenhum, se une a essas duas, na medida em que o número de casos está aumentando e houve redução na agilidade da vacinação na região.

Macrorregião Serra
A região da Serra Gaúcha apresentou incidência de 308,5 casos confirmados por 100 mil habitantes na última semana, aumento de 18,7% frente à semana anterior. É a 12ª maior incidência do Estado entre as 21 regiões Covid-19, na última semana, sendo 14,6% superior à média estadual.

Ao longo da última semana, a Serra apresentou aumento de 7,8% internados em leitos clínicos, uma variação de 29 pacientes. Assim, a região tem 402 internados por Covid-19 em leitos clínicos. Em leitos de UTI, houve aumento de 7%, variação de 16 pacientes. Com isso, a região tem 243 internados por Covid-19 em UTIs e taxa de ocupação de 88,6%, com 43 leitos livres.