Furto de veículos em Bento tem queda de quase 30% nos três primeiros meses de 2017

2015-04-10_190211
Furtos e roubos de veículos registraram quedas entre janeiro e março deste ano. Neste ano foram 91 ocorrências contra os 126 de 2016, no mesmo período

Foram registrados 71 furtos entre janeiro e março deste ano, enquanto que no mesmo período do ano passado os números chegavam a 102 casos registrados

Mais de 70 veículos foram furtados apenas nos três primeiros meses de 2017 em Bento Gonçalves. Durante todo o ano de 2016 foram 393 veículos furtados e 102 nos três primeiros meses do mesmo ano. O número de roubos, por outro lado, apresenta números menores. Foram 20 veículos roubados nos primeiros três meses, e 95 no decorrer de todo ano de 2016. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, que mostram ainda que o roubo e furto de veículos diminuiu em 27% comparando com o ano passado.
Nos três maiores municípios da Serra, que incluem ainda Caxias do Sul e Farroupilha, são 10 veículos roubados ou furtados por dia. A cidade gaúcha com maior número de veículos furtados registrou impressionantes 3.653 casos. O número de estelionatos também impressiona. No decorrer de todo ano de 2016 foram registrados 63.

Apenas 2,9% das vítimas de veículos furtados pedem IPVA de volta

Entre 2014 e 2017, os pedidos de ressarcimento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) por parte de motoristas que tiveram os veículos furtados ou roubados representou em média 2,9% das vítimas, que têm esse direito, por lei.
Essa medida existe desde 2002, e possibilita que o governo estadual devolva o valor proporcional ao período no qual a pessoa ficou sem o carro. Para ter o benefício, a vítima deve comunicar o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Secretaria da Fazenda (Sefaz).
Nos últimos três anos, e entre janeiro e março de 2017, foram registrados 3.455 pedidos de ressarcimento, que somaram R$ 2,1 milhões em restituições, conforme dados do governo. Neste mesmo período, foram registrados 118.089 roubos e furtos de veículos no estado, de acordo com os dados atualizados pela Secretaria Estadual de Segurança (SSP).

1,2% e 3,3%
Nos três primeiros meses de 2017, foram registrados 9.536 roubos e furtos de veículos no estado. No entanto, apenas 115 pessoas fizeram o pedido de ressarcimento, o que representa 1,2% do total de vítimas.
Em 2016, foram 37.182 veículos envolvidos nessas ocorrências, sendo que 1.026 dos proprietários pediram ressarcimento, 2,7% do total. Já em 2015, foram 38.616 ocorrência e 1.275 pedidos de ressarcimento, o que representou 3,3% total.
Em 2014, foram 32.755 ocorrências e 1.083 pedidos, o que manteve o percentual no mesmo patamar de 2015.

Como evitar que seu carro seja furtado

Medidas simples podem ajudar a evitar que os veículos sejam furtados. Isso porque muitos assaltantes buscam em brechas deixadas pelos proprietários as oportunidades para praticar o roubo. Segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), uma precaução eficaz é escolher onde deixar o veículo. É aconselhável estacionar em lugar iluminado e próximo à câmeras de segurança. O melhor seria, ainda, deixar o carro em local fechado, mas se não é possível, deve-se observar que sejam ruas movimentadas desde a hora de estacionar até durar o compromisso.
Nenhum objeto deve ser deixado dentro do carro, pois pode ser confundido com item de valor e atrair o criminoso. No caso de precisar deixar, o local adequado é o porta-malas. A FenSeg aconselha a não grudar adesivos que falem sobre a vida do proprietário, como times, locais de estudo, trabalho. Para evitar o roubo, sempre deve-se trancar o carro, independente se ele estiver na garagem da residência, ou em local considerado seguro, ou até se a parada for rápida.
Correntes de direção, chaves interruptoras e trancas de direção são dispositivos que desencorajam a ação do criminoso, e nesse caso, devem ser expostos. Equipamentos modernos de segurança, como bloqueadores, rastreadores e localizadores são alguns dos eficazes na prevenção a furtos e roubos. O bloqueador, por exemplo, em uma tentativa de furto, bloqueia a ignição ou a bomba de combustível e ainda informa por meio de um alarme o telefone da empresa de monitoramento a ação.

Roubo ou furto?

A principal diferença entre o termo roubo e o furto está na presença ou ausência de violência, seja física ou psicológica. O roubo é quando há o uso da violência. Um motorista tem o veículo roubado ao ser abordado por um criminoso portando uma arma. No entanto, ele tem o veículo furtado quando não presencia o crime, por exemplo quando deixa o veículo estacionado e ao voltar ele não estiver mais lá.
Em ambos os casos, furto ou roubo, o indicado é comunicar às autoridades de segurança. A medida visa registrar o sinistro e aumenta as chances de recuperar o veículo intacto. O Boletim de Ocorrência (B.O) precisa ser realizado no posto da polícia militar ou civil mais próximo. Para quem não consegue recuperar o veículo e tem seguro, a companhia de seguros vai exigir o envio do B.O.