Funções secretas da câmera do seu smartphone

2015-04-10_190211

Câmeras dos smartphones são muito mais úteis do que imaginamos, pois suas funções vão além de bater fotos e gravar. Como os jogos utilizam os sensores de movimento, há inúmeros outros apps que usam o sensor de luz do seu celular para várias tarefas que não resultam necessariamente em uma fotografia. E sem falar nas funções que ajudam na hora de capturar imagens, mas de formas alternativas. Confira uma lista com oito recursos que quase todo smartphone tem, mas você provavelmente desconhece.

Flash como notificação
O flash de LED traseiro que acompanha a maioria das câmeras de smartphones também pode ser de grande uso, além de lanterna. Se você deixa seu celular no silencioso e precisa ser avisado de uma maneira mais visual sobre as notificações, é possível programar o flash para acender em um ritmo pré-estabelecido sempre que receber algo novo em seu celular. É possível fazer isso no iPhone de uma forma simples ou no Android por meio de um aplicativo, apesar de alguns aparelhos também possuírem a função de forma nativa.

Tradutor de textos
O Google comprou o app Word Lens e passou a oferecer, no Google Tradutor, um recurso interessante para quem viaja muito: ao apontar a câmera do smartphone para placas e outros textos escritos em qualquer superfície, o app faz a tradução em tempo real e mostra o resultado na tela, em realidade aumentada. Assim, sua câmera também serve como tradutor pessoal, dispensando a digitação de um conteúdo que você vê e precisa conhecer o significado.

Disparos alternativos para tirar fotos
Como a maioria das câmeras frontais de celulares não têm tanta qualidade, é comum que usuários façam selfies com o sensor traseiro, fazendo certa ginástica para pressionar o botão de captura virtual na tela. Se você enfrenta esse problema, saiba que é possível fotografar com o botão físico de volume em diversos aparelhos nativamente, incluindo o iPhone e quase toda a linha Galaxy, além do Nexus 5, por exemplo. Nos celulares da Apple é possível ainda usar o fone de ouvido como disparador. Mas se seu smart não apresenta o recurso, não se preocupe, basta instalar o Google Camera e aproveitar diversas funcionalidades (requer Android 4.4 ou superior).

Efeito olho de peixe
Lentes fisheye são famosas por fazerem a câmera do seu smartphone imitar uma GoPro. Mas, se você não estiver com a sua lente por perto ou não quiser gastar dinheiro comprando uma, há um aplicativo que promete um resultado parecido utilizando recursos de software no iPhone. É claro que o resultado não é o mesmo proporcionado por uma lente física, mas oferece um efeito legal na hora de tirar fotos casuais com os amigos.

Deixar a tela transparente usando um aplicativo
Um dos usos muito populares da câmera é na hora de brincar com amigos fazendo-os acreditarem que seu celular tem tela transparente. Alguns aplicativos para Android usam a câmera traseira para colocar no plano de fundo exatamente o que está atrás do aparelho, dando ao usuário a sensação de que há somente vidro no corpo do dispositivo. Entre os principais programas que oferecem a funcionalidade está o Transparent Phone Screen

Teste de controle remoto
Raios infravermelhos não são visíveis ao olho humano, mas podem ser captados por sensores fotográficos de smartphones. Dependendo do modelo do seu aparelho, a falta de um filtro de infravermelho pode fazer a câmera registrar o laser do controle remoto da TV em uma foto, o que se faz útil na hora de saber se seus eletrônicos estão funcionando, ou se falta trocar as baterias, por exemplo.

Transformar a câmera do celular em uma DSLR
Embora não transformem nada de verdade, alguns apps melhoram sensivelmente a qualidade da sua câmera e podem fazer você sentir menos falta da DSLR que deixou em casa. Portanto, se você quer se sentir um pouco mais profissional na hora de fotografar com o celular, o HD Camera, por exemplo, oferece foco automático de ponto, fotometria, configuração de sensibilidade do ISO e até modo anti-desfoco para aparelho Android. Muitos usuários pagariam para ter esses recursos no celular, mas o app é gratuito para baixar.

Escâner de bolso
O sensor da câmera capta imagens que, se analisadas pelo software certo, podem oferecer informações úteis ao usuário. O celular pode servir como um escâner de bolso para rastrear códigos de barra e códigos QR, ou para digitalizar documentos impressos que precisam ser salvos na nuvem. Se você tem filmes de fotografia antigos e não sabe como guardá-los de maneira segura, pode inclusive fotografá-los com cuidado para criar uma cópia digital.