Funcionário dos Correios encerram greve no Rio Grande do Sul

2015-04-10_190211

Após uma semana de paralisações, os funcionários dos correiros decidiram durante Assembleia da categoria, que aconteceu na terça-feira (17) em Porto Alegre, pelo fim da greve. 

De acordo com a direção da empresa, os serviços como Sedex 10, Sedex 12 e Sedex Hoje foram afetados. Não foi feito um balanço de quantas entregas foram afetadas com a paralisação nem o percentual de adesão da greve no Estado, mas , Caxias do Sul foi responsável pela maior paralisação da Serra.

Os trabalhos voltaram ao normal desde às 23h de terça-feira (17), conforme garantiu o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Rio Grande do Sul, Alexandre dos Santos Nunes, que explicou: “Suspendemos a greve, conforme orientação nacional da categoria. Mas seguiremos mobilizados. No dia 24 de setembro, vamos protestar contra a reforma da previdência e as privatizações. Estamos também marcando mobilização para 1º de outubro, um dia antes do julgamento do dissídio no TST (Tribunal Superior do Trabalho) ”.

Antes do final das Assembleias em todo o País, a direção da entidade em nota oficial estipulou que funcionário tinham até as 22h para acabar com a greve, de acordo com a condição para que empresa aceitasse a proposta do Tribunal Superior do Trabalho para manter as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho 2018/2019 até o dia 2 de outubro, data em que será o julgamento do dissídio coletivo.

De acordo com os Correios, foram desenvolvidas ações para amenizar impactos à população. Entre as medidas adotadas pelo plano de continuidade dos serviços,  estiveram o deslocamento de empregados administrativos para auxiliar na operação e a realização de mutirões nos fins de semana. A empresa garante que as ações serão mantidas até a normalização das entregas.