Fumacê será aplicado no bairro Fátima nesta terça-feira para combater focos de mosquito da dengue

2015-04-10_190211
og:image

O fumacê tem ação temporária e pontual por isso é utilizado em locais com maior número de casos positivos. Segundo o secretário de Saúde de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira o inseticida é usado no combate o mosquito na fase adulta na forma de “fumacê”. O larvicida pyriproxefen serve para eliminar o inseto na fase larval, inibindo o desenvolvimento das características adultas do inseto. “ Em 2020, sete focos do mosquito foram encontrados no Botafogo, Fátima, Santa Helena, São Roque e Ouro Verde. A Vigilância irá avaliar os locais para seguir o cronograma de pulverizações nas próximas semanas, revelou o secretário. Na sexta-feira, 24 algumas áreas do bairro Botafogo receberam os agentes de saúde para a asperção do inseticida. “O fumacê só será aplicado quando houver confirmação de foco positivo para o mosquito Aedes”, garante o secretário de Saúde, complementando que devem deixar as janelas e portas internas das casas abertas, mas moradores e animais domésticos não devem permanecer no local durante a aplicação e nem nos próximos 30 minutos.

Nesta terça-feira, 28 a equipe de vigilância vai estar no bairro Fátima aplicando o inseticida, onde foi encontrado novo foco do mosquito Mesmo sendo uma medida bastante cobrada pela população, o fumacê usado para o combate ao mosquito da dengue é constante alvo de divergência entre pesquisadores. Além da baixa eficácia na ação, estudos indicam que o contato recorrente com o inseticida pode causar intoxicação e, a longo prazo, o desenvolvimento de câncer e outras doenças. Segundo o médico especialista em doenças infectocontagiosas, Celso Tavares, a medida consiste na utilização de agrotóxico em pequenas dosagens com o objetivo de matar o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue. “O efeito dura até 30 minutos quando liberado no ar, mas o produto atinge apenas mosquitos adultos voando no momento em que o veneno é usado.”

O médico explica que os criadouros não são afetados. Assim, por depender de fatores externos, a medida é considerada de baixa eficácia, pontua Tavares. Portanto as medidas eficazes são os controles domésticos realizados pelos próprios moradores. A vigilância contra o Aedes deve ser uma conscientização da população em benefício de sua própria segurança e saúde, já que os focos nas cidades se encontram dentro dos terrenos particulares e nos lixos depositados em terrenos baldios.

O que é o Fumacê e o que faz para a saúde

O fumacê é uma estratégia encontrada pelo governo para controlar os mosquitos, e consiste em passar um carro que emite uma \’nuvem\’ de fumaça com baixas doses de um agrotóxico que permite eliminar a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região. Dessa forma, esta é uma técnica muito utilizada durante períodos de epidemia para eliminar mosquitos e evitar a transmissão de doenças como a dengue, a zika ou a chikungunya. Embora não seja a forma mais segura de eliminar mosquitos, é bastante rápida, fácil e eficaz, tornando-se uma das principais armas usadas contra os mosquitos durante epidemias.Geralmente, a dose usada em uma aplicação é segura para a saúde humana, no entanto, se a aplicação for muito frequente o agrotóxico pode ir se acumulando no corpo, causando alguns danos no sistema nervoso.

Qual o agrotóxico utilizado no fumacê
No Brasil, o agrotóxico que é utilizado nas pulverizações do fumacê é o Malathion. Essa é uma substância desenvolvida em laboratório que é muito usada na agricultura para evitar o desenvolvimento de pragas nas colheitas. Depois de pulverizado, o Malathion fica no ar por até 30 minutos, mas mantém-se nas superfícies e no chão por até várias semanas, enquanto é degradado pelo sol, vento e chuva. Assim, o período em que é necessário mais cuidado é durante os primeiros 30 minutos, no qual o agrotóxico pode ser facilmente respirado, chegando até ao sangue. Embora as doses sejam ainda mais baixas, larvicida pyriproxefen pode ainda ser ingerido em alimentos ou água contaminada com o agrotóxico, por exemplo.

Como o fumacê pode afetar a saúde
Desde que usado com intervalos longos, o fumacê não apresenta perigo para a saúde, já que a dose usada do pyriproxefen é muito baixa. No entanto, se o fumacê for usado sem critério, especialmente por entidades privadas, pode levar ao acúmulo de uma dose muito elevada no organismo, podendo causar alterações como: Dificuldade para respirar; Ssnsação de peso no peito; vômitos e diarreia; visão embaçada; dor de cabeça; desmaio. Caso estes sintomas surjam depois de estar perto de uma pulverização de fumacê é muito importante ir imediatamente ao hospital para iniciar o tratamento adequado e evitar o surgimento de sequelas.

Como reduzir o risco de exposição ao fumacê
Para reduzir as chances de ficar exposto a uma dose elevada de pyriproxefendurante uma pulverização de fumacê, existem alguns cuidados como: Evitar estar nos locais de pulverização por 1 a 2 horas; Ficar dentro de casa caso esteja a acontecer uma pulverização de fumacê; lavar bem as mãos, roupas e objetos que tenham estado expostos à pulverização; lavar bem alimentos que estejam armazenados ou crescendo em regiões pulverizadas pelo fumacê, antes de cozinhar. Muitas vezes, o fumacê é aplicado por entidades privadas sem cuidado para a saúde humana e, por isso, caso se observe isso é muito importante informar imediatamente as autoridades.

Ciclo de vida do Aedes aegypti

O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela e o seu ciclo de vida é divido em 4 fases: ovo, larva, pupa e mosquito desenvolvido. O ciclo começa quando uma fêmea adulta deposita seus ovos nas paredes dos reservatórios com água limpa, parada e normalmente após 7 dias, a larva cresce e vira pupa e, 2 dias depois, o mosquito está completamente formado e pronto para picar. Os ovos do mosquito são muito resistentes e sobrevivem até mesmo por 1 ano num local seco e quando este local recebe água limpa, em cerca de meia hora de submersão este ovo pode se desenvolver. Este mosquito leva em média 10 dias para se desenvolver e vive durante 30 dias. Uma única fêmea produz e 60 a 120 ovos em cada ciclo reprodutivo e pode ter mais de 3 ciclos durante sua vida.

Estágios
O mosquito Aedes aegypti precisa tanto da água como da terra para sobreviver se seu ciclo de vida na fase aquática engloba ovo, larva e pupa e na fase terrestre, o mosquito que quando pica o ser humano pode transmitir a dengue.

Ovo
A fêmea do Aedes põe seus ovos na água parada ou na borda de um local que possa eventualmente ficar molhado. Elas preferem depositar seus ovos dentro de recipientes que possam acumular água, mas um pouco acima da linha d’água como na borda de baldes, bacias, latas de lixo, piscinas que não são tratadas com cloro, caixa de água aberta, bromélias e pratos de plantas, por exemplo. Por vezes a fêmea deposita seus ovos dentro da água, mas muitas vezes prefere colocar os ovos próximo à linha d’água para garantir o crescimento de novos mosquitos meses depois, garantindo o desenvolvimento e a sobrevivência de sua prole. É nesta fase que o mosquito é mais resistente e a única forma de eliminar é lavando o local com água e sabão, usando uma buchinha para esfregar o local. Para garantir que o ovo é destruído você pode adicionar um pouco de cloro na água enquanto limpa o recipiente.

Larva
Ao entrar em contato com a água o ovo se transforma em larva, em apenas 2 ou 3 dias e estas larvas são bastante ativas e movem-se na água, sendo facilmente reconhecidas. Embora o mosquito prefira a água limpa para se reproduzir, ele pode se desenvolver até mesmo na água suja e no esgoto doméstico e se alimenta de protozoários, bactérias e fungos presentes nesta água. Durante esta fase a larva compreende 4 estágios de seu desenvolvimento, onde vai aumentando de tamanho.

Pupa
Em cerca de 7 a 10 dias a larva se transforma em pupa e adota uma forma de vírgula e este estágio é mais curto e dura somente 2 dias, até que o mosquito esteja pronto para ‘nascer’. Elas não se alimentam nessa fase, apenas respiram e movem-se muito.

Mosquito adulto
A pupa se transforma em mosquito e este sai do seu ‘casulo’ e está pronto para voar e precisa se alimentar. Normalmente os mosquitos Aedes aegypti se alimentam de frutos e sucos de alguns vegetais, mas após a cópula, a fêmea precisa de sangue para que seus ovos fiquem maduros. Após se alimentar com sangue em 3 dias ela põe seus ovos. O tempo médio de vida de um mosquito adulto é de 30 dias e durante este período cada fêmea pode colocar cerca de 3000 ovos. Estas 4 fases podem durar de 5 a 10 dias e quanto maior a tempera no ambiente, mais rápido o mosquito de desenvolve e está pronto para picar. A picada do mosquito Aedes aegypti pode acontecer em qualquer hora do dia, no entanto o mosquito evita o sol forte e ao ar livre, prefere à sombra mas geralmente pica de manhã ou no final da tarde e à noite entre as 7:00 e 10:00h e entre as 16:00 e às 19:00h.

Como se reproduz
A reprodução do mosquito da dengue ocorre através da cópula entre o macho e a fêmea. O acasalamento pode acontecer durante o voo ou numa superfície plana. A seguir, para o amadurecimento de seus ovos a fêmea precisa de sangue humano ou animal que irão fornecer os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos ovos. A fêmea deposita seus ovos aos poucos, empalhando-os por diferentes locais. Já foi observado que uma fêmea pode colocar apenas 1 ou 2 ovos num único local, depositando os outros em vários outros locais, numa distância de mais de 1 km. Isso indica que a fêmea quando não encontra um local apropriado para colocar seus ovos pode voar por longas distâncias à procura do ambiente ideal, espalhando a doença.

Repelentes de insetos naturais para grávidas, bebês e crianças

As picadas de mosquito são desagradáveis e podem causar doenças como dengue, Zika e Chikungunya, que podem comprometer a saúde e o bem-estar, por isso, é importante aplicar um repelente para manter estas doenças longe. Uma boa opção é usar repelentes naturais diariamente, investir em plantas que afastam os insetos e em alimentos que contenham vitamina B1 que, quando ingerida, faz com que o corpo libere substâncias que afastam os mosquitos.

Alimentos ricos em vitamina B1
Uma forma de repelir os insetos é consumir alimentos ricos em vitamina B1, como carne de porco, sementes de girassol ou castanha do pará. Esta é uma ótima alternativa de repelente natural, especialmente para as pessoas que têm alergia às picadas de inseto e aos repelentes industrializados, mas de qualquer forma é conveniente usar também um repelente tópico natural.
Outra forma de garantir a ingestão de vitamina B1 é recorrer a um suplemento vitamínico orientado por um nutricionista.

Óleos essenciais que protegem a pele
Uma outra opção de repelente natural, para aplicar na pele, são os óleos essenciais de citronela, copaíba e andiroba.
Óleo de citronela: colocar entre 6 a 8 gotas do óleo de citronela na água do banho, ou aplicá-lo diretamente sobre a pele, diluído com óleo de amêndoa, uva ou camomila; Óleo de copaíba: adicionar 6 gotas do óleo essencial de copaíba a 2 colheres de sopa de óleo de calêndula e aplicar na pele; Óleo de andiroba: aplicar o óleo diretamente na pele, até ser totalmente absorvido.
Estes óleos devem ser usados em conjunto com a alimentação rica em vitamina B1, para afastar os mosquitos e podem ser usados em crianças com mais de 2 meses de vida e gestantes, sem prejudicar a saúde. É recomendado aplicar estes óleos com bastante frequência, para ter a devida eficácia, porque os óleos essenciais evaporam muito rapidamente.

Velas e plantas que afastam os mosquitos
As velinhas de citronela e os vasos de plantas que tem cheiros mais intensos, como hortelã, alecrim ou manjericão, além de poderem ser usados para temperar os alimentos, também ajudam a afastar os mosquitos. Por isso, ter sempre em casa vasinhos de plantas que são naturalmente repelentes pode ajudar a manter o Aedes Aegypti afastado, protegendo contra doenças.
O uso destes repelentes naturais é uma excelente estratégia para manter os mosquitos longe, sem causar danos ao ambiente ou problemas de saúde, podendo inclusive substituir o uso de inseticidas industrializados que geralmente são usados para combater os mosquitos e outros insetos de dentro de casa.

Adesivo repelente
Existem à venda nas farmácias, drogarias e na internet, adesivos de citronela que se coloca por cima da roupa, carrinho ou berço do bebê, para manter os insetos afastados. Eles são seguros para usar e não prejudicam o meio ambiente. Estes adesivos protegem uma área de aproximadamente 1 metro de distância e duram cerca de 8 horas, mas é bom verificar na embalagem de cada produto porque pode variar de uma marca para outra.

Pulseira repelente
Uma outra possibilidade é usar uma pulseira com ação repelente que contém óleos essenciais que afastam os mosquitos. Elas funcionam da mesma forma que os adesivos, tendo durabilidade de até 30 dias e podem ser usadas por pessoas de todas as idades, inclusive bebês. No entanto, deve-se ficar atento, porque a sua eficácia é inferior à dos repelentes químicos.

5 Inseticidas naturais para se proteger da Dengue

Uma boa forma de manter os mosquitos e pernilongos afastados é optar por inseticidas caseiros que são muito simples de se fazer em casa, são mais econômicos e tem boa qualidade e eficiência.
Você pode fazer o seu inseticida caseiro usando produtos que habitualmente tem em casa como cravo-da-índia, vinagre, detergente e sabão em pó e basta fazer as misturas certas para se proteger das picadas do Aedes Aegypti.

Com cravinho
Este inseticida natural à base de cravo-da-índia é indicado como forma de prevenção da dengue, e deve ser utilizado em pratos de vasos de plantas. 60 unidades de cravo da índia; 1 1/2 xícara de água; 100 ml de óleo hidratante para bebês.Bater os 2 ingredientes no liquidificador, coar e guardar num recipiente de vidro, escuro. Colocar uma pequena quantidade em todos os pratos dos vasos de plantas. É eficaz por 1 mês. O cravo-da-índia possui propriedades inseticidas, fungicidas, antiviral, antibacteriana, analgésica e antioxidante e quando utilizado desta forma mata as larvas do mosquito que se proliferam nas águas dos vasos .

Com vinagre
Colocar um pouco de vinagre num potinho e deixar na área que deseja espantar as moscas e os mosquitos. Para combater os mosquitos que estão sobrevoando dilua 1 xícara de vinagre com 4 xícaras de água e use para pulverizar.

Canela e detergente
Ingredientes:100 ml de vinagre branco; 10 gotas de detergente; 1 pau de canela; 50 ml de água. Basta misturar todos os ingredientes e depois colocar num pulverizador.

Com óleo vegetal
2 xícaras de óleo vegetal; 1 colher de sopa de sabão em pó; 1 litro de água.Basta misturar todos os ingredientes e depois colocar num pulverizador.

Com alho
12 dentes de alho; 1 litro de água; 1 xícara de óleo de cozinha; 1 colher de sopa de pimenta caiena. Bata no liquidificador com alho com a água e deixe repousar por 24 horas e depois acrescente o óleo e a pimenta e deixe repousar por mais 24 horas. A seguir dilua 1/2 xícara dessa mistura pronta com 1 litro de água e use para borrifar no ambiente.