Frutas e verduras que gatos podem comer

2015-04-10_190211

Alimentos de consumo humano que, surpreendentemente, podem trazer inúmeros benefícios para a vida do bichano

Apesar dos felinos serem animais carnívoros, ocasionalmente você pode oferecer a eles uma certa quantidade de frutas e verduras recomendadas para gatos. É importante ter muito cuidado, pois existem alguns alimentos que fazem mal aos gatos, como as uvas, por exemplo.

Verduras
As verduras para gatos devem ser administradas fervidas e com moderação. Os vegetais bons para o consumo dos felinos são:

Cenoura fervida: é um alimento de fácil digestão, rico em fibras e vitaminas. Melhora a qualidade da pelagem dos bichanos, ajuda no bom funcionamento do organismo e é metabolizada com mais rapidez que outros vegetais.
Ervilha fervida: rica em proteína vegetal, vitamina B12 e magnésio.
Abóbora fervida: é de fácil digestão e ideal para misturar com carne.
Pepino cru ou fervido: é uma hortaliça que contém muita água. Se você decidir oferecer cru, pode ser como uma guloseima para o gato.
Alface cru ou fervido: rico em fibras e água e não contém gorduras.
Feijão verde: é bastante hidratante, rico em fibras e vitaminas.
Batata doce: pode ser oferecida junto com carne, fígado de frango, etc.

Frutas
Apesar das frutas apresentarem uma grande dose de açúcar, se forem administrada em pequenas doses podem ser bastante benéficas para saúde do seu bichano mas, lembre-se que nunca devem ser a base da dieta diária do animal. As frutas que os gatos podem comer são:

Morango: rico em vitamina C e fibra.
Melão: rico em minerais, vitamina A, B e vitamina C, é uma fruta bastante refrescante, muito recomendada para ser oferecida durante o verão ou como recompensa.
Melancia: pode ser oferecida da mesma maneira que o melão e é uma boa forma de manter o seu gato hidratado durante o verão, além de ser rica em vitamina A, B-6 e vitamina C.
Maça: é ideal para ser oferecida como guloseima.
Pêssego: os gatos costumam adorar essa fruta.
Pera: rica em fibras, vitamina A e vitamina C. Também costuma ser oferecida como forma de recompensa ao felino.
Vale lembrar que antes de oferecer frutas ao seu gato, você deve remover as sementes e/ou caroços pois eles não digerem, podendo causar problemas sérios.

Verduras e frutas boas para gatos
As frutas não devem ser consideradas um alimento habitual na dieta dos gatos. A melhor forma de oferecer é como petiscos, substituindo os snacks. O mesmo acontece com as verduras, nunca devem ser a base da dieta e apenas devem ser administradas como um complemento da refeição, geralmente acompanhadas de alguma carne ou peixe, que devem ser os alimentos principais.

De qualquer forma, o mais indicado é buscar um médico veterinário de confiança para que ele possa fazer um plano de dieta ideal de acordo com as necessidades específicas do seu gato. Se você optar por fazer comida caseiras para gatos, confira nosso artigo com algumas opções de receitas de peixe.

Sistema digestivo dos gatos
Os gatos são carnívoros puros. Não são onívoros como os seres humanos e, inclusive, os cachorros. O trato intestinal é muito pequeno e não está preparado para digerir as fibras vegetais, ou seja o aparato digestivo dos gatos está preparado para a digestão de proteínas animais ou seja, carnes e peixes. Por isso, em nenhum caso a ingestão de vegetais deve ser superior a 15% da dieta total.

Desintoxicação de gatos
Os gatos conseguem se desintoxicar com algumas plantas por isso, é interessante plantar sementes de alpiste para que o felino coma os brotos e se desintoxique sem perigo. Porém, tome cuidado porque existem algumas plantas tóxicas para gatos que podem causar envenenamento.