Frio no ambiente de trabalho afeta produtividade das mulheres

2015-04-10_190211
O ambiente de trabalho quentinho é muito mais produtivo para o rendimento das mulheres

Existe uma normativa do Ministério do trabalho sobre a temperatura dos locais em que são desenvolvidas atividades intelectuais, a norma NR17 determina que a temperatura fique entre 20°C e 23°C em locais como escritórios, laboratórios, locais de desenvolvimento ou análise de projetos.
A questão do frio no escritório vai muito além do conforto térmico, pois, a temperatura do ambiente pode afetar a produtividade, especialmente das mulheres de acordo com um estudo realizado pela Universidade do Sul da Califórnia e do Centro de Ciências Sociais de Berlim WZB.

Estudo
A pesquisa analisou mais de 500 estudantes em Berlim, e estabeleceu o uma relação entre o aumento da temperatura dos escritórios e uma maior produtividade para as mulheres, para os homens não foi verificada nenhuma diminuição significativa da produtividade.
Os pesquisadores afirmam que o gênero é um importante fator determinante de impacto de temperatura, para o conforto, produtividade e rendimento cognitivo, pois , ao analisar o desempenho das mulheres ao realizar tarefas matemáticas e verbais, foi verificado um melhor desempenho quando as temperaturas mais altas, já em relação aos homens, não foi registrado variação significativa de rendimento com a temperatura mais alta ou mais baixa.
Os testes foram realizados em temperatura que variavam entre 16°C e 32ºC.Em cada dia de pesquisa, os analisado deveriam completar três tarefas diferentes de escrita e matemática, com um limite de tempo.
A correlação entre a temperatura do ambiente e o rendimento das participantes mulheres nas provas, foi significativa, de acordo com os resultados identificados pelo teste.
Nos locais em que trabalham homens e mulheres juntos, os pesquisadores sugerem que as temperaturas sejam mais altas, pois o frio pode não interferir na capacidade produtiva deles, entretanto, interfere na das mulheres.