Frio e quarentena: confira 10 dicas para não engordar

2015-04-10_190211

Não há dúvidas de que o isolamento social — necessário para achatarmos a curva de contágio do coronavírus e preservarmos o sistema de saúde — afeta nosso psicológico. A mudança repentina na rotina de muitos brasileiros fez com que várias áreas da vida sofressem alterações — e alguns já sentiram a diferença na balança. Enquanto o ganho de peso pode não ser a preocupação de muitos no momento, se alimentar de forma saudável e praticar exercícios não é só estética —os hábitos também influenciam na saúde e na imunidade.

Planeje sempre os horários de suas refeições

Assim como faria se estivesse mantendo suas atividades fora de casa, busque organizar uma rotina para o seu dia e se alimentar sempre nos mesmos horários. Seguir um cronograma também ajuda a diminuir a ansiedade com a situação atual e é uma ótima técnica para estruturar o dia a dia com crianças.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mova o corpo, mesmo se não for como antes

Se sua rotina de atividades físicas era intensa, é normal que o ritmo diminua sem a possibilidade de ir à academia ou, por exemplo, correr na rua. Mas qualquer atividade é melhor do que nenhuma: dê uma chance aos circuitos feitos só com o peso do corpo ou com acessórios como elásticos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Teste novos treinos

Se a ioga sempre ficou para depois porque a musculação era prioridade, agora é hora de se aventurar em outras modalidades. Dá para seguir passos em vídeos de dança e queimar muitas calorias e até aliviar as dores nas costas com posturas de ioga.

Procure fazer escolhas de acordo com o dia da semana

Quem vive o home office, sabe: dá muito mais vontade de “beliscar” alimentos gostosos no conforto da nossa casa, quando sabemos exatamente o que tem na geladeira. Por isso, a dica é tentar estabelecer um dia certo para as guloseimas, como o fim de semana ou, ao menos, limitar o consumo a apenas algumas vezes na rotina. E sempre tem aquele ataque a geladeira de madrugada, que é o maior perigo para ganhar uns quilinhos extras. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Durma e acorde cedo

Dormir tarde faz nosso corpo produzir os hormônios que nos faz passar o dia com fome. A tal “falsa fome”, em que mesmo alimentados a gente fica sempre com uma vontade de beliscar. O ideal é manter uma rotina matinal, acordar cedo e dormir no máximo às 22h, pois dormir tarde desperta aquela fome que dá vontade de assaltar a geladeira à meia-noite. Eu sei que não está fácil acalmar a cabeça e pegar no sono cedo, mas a gente precisa se esforçar para isso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mantenha-se hidratado:

O nosso cérebro muitas vezes não nos dá a mensagem certa se devemos beber ou comer. “Muitas vezes estamos precisando de água e sentimos sensação de fome”, diz o nutricionista. Por isso sempre mantenha uma garrafa de água por perto e vá bebendo ao longo do dia para evitar confundir sede com fome e ficar beliscando ainda mais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Faça um café da manhã nutritivo:

A primeira refeição é a que vai dar o tom do resto do dia, que vai despertar no nosso corpo os genes certos que o ajuda a funcionar como deve. Por isso dê atenção ao café da manhã. Uma boa opção é começar com suco verde ou uma fruta polvilhada com sementes de linhaça e/ou chia. Pode ser ainda um suco de maracujá ou limão. Isso tudo para a gente dar ao corpo vitaminas e ativos que ele precisa para trabalhar bem. Depois você pode até comer um pedaço de pão se for fundamental na sua rotina, mas comece pelas frutas pela riqueza de nutrientes. Pão pode ser gostoso, mas não traz esse benefício das frutas, obviamente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Abuse dos chás

Umas das estratégias que ajudam muito a reduzir o stress, a ansiedade e, por consequência, a vontade de comer a toda hora, são os chás. Os mais indicados são o tulsi, um pouco mais difícil de achar, além de canela, cravo, erva-doce, capim-limão e camomila. São excelentes antioxidantes também. Pode ser frio ou quente, e você pode preparar uma quantidade maior e ir bebendo ao longo do dia. Mas deixe os chás com cafeína, como chá verde ou mate para a parte da manhã para não ficar ainda mais agitado e atrapalhar o sono.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pratique o que te faz feliz

Ociosidade gera ansiedade, que leva à busca pelo prazer na comida. Para evitar o ciclo, a ideia é buscar outras distrações. O isolamento limita as possibilidades e isso nos conduz à comida, mas a gente não pode tê-la como única fonte de prazer. Tem que buscar alternativas para lidar com essa ansiedade. Leia um livro, monte um quebra-cabeça, faça uma conferência com amigos. O importante é você se manter ocupado, aproveite para arrumar a casa e se livrar de coisas que só estão lá ocupando espaço, separar roupas que não servem mais, assistir a maratona daquele seriado que você nunca teve tempo para ver. Faça o que te fizer feliz, e logo a vida voltará ao normal.