Formas de praticar a gratidão com seus filhos

2015-04-10_190211
og:image

Mais do que uma habilidade a ser ensinada e praticada, a gratidão precisa primeiramente ser dominada. Essa não é uma característica inata ou um talento com o qual nascemos. Embora seja mais fácil para alguns, a boa notícia é que a gratidão pode ser promovida e desenvolvida em qualquer pessoa através da prática perseverante. Aqui estão quatro maneiras de praticar a gratidão em casa com sua família:

Tempo de agradecimento
Se seus filhos são pequenos, separe um tempo de agradecimento antes de eles irem dormir. Cada pessoa da família pode dizer pelo que está agradecida no dia. Estimule todo tipo de resposta, para que as crianças percebam que há muitas coisas pelas quais agradecer. Quando os filhos estiverem mais velhos, promova outros momentos para que esse tempo aconteça.

O que deu certo?
Mantenha uma espécie de diário das coisas boas que aconteceram e discuta isso em família. Isso ajuda a se concentrar nas partes positivas da vida. Registrem pequenas melhorias, grandes sucessos, realizações comuns e momentos especiais. Vocês podem anotar, por exemplo, que o dia estava lindo, que conseguiram jantar juntos em família, que o irmão mais velho finalmente arrumou o guarda-roupas ou que o mais novo tirou 10 em uma prova.

Bons livros
Muitos livros lidos em família podem ajudar cada a se tornar mais grato. “O Diário de Anne Frank”, por exemplo, pode aumentar a gratidão por ar fresco e liberdade. Ao ler sobre outras experiências, seus filhos podem apreciar mais a própria vida.

A boa notícia/má notícia
Quando algo negativo acontece com seus filhos, reconheça que é frustrante e que dói. Então, encontre um ponto na situação como a boa notícia, ou seja, mostrando que poderia ser pior. Essa prática da boa notícia/má notícia pode ser aplicada em quase todas as situações, mesmo em casos mais sérios. A expectativa é que seus filhos aprendam a reconhecer e aceitar a dor ou desconforto de qualquer momento para, logo depois, seguir em frente para encontrar gratidão, mesmo em situações ruins.

Lembre-se de continuar a praticar, porque, se a gratidão é uma habilidade a ser aprendida, também é uma habilidade que pode ser perdida. Que tal começar?