Formas de fazer seu filho se alimentar adequadamente

2015-04-10_190211

O pediatra Fábio Ancora Lopez afirma que é importante evitar que ele se distraia durante as refeições, e dá outras imortantes dicas:

Quando a criança não come legumes e verduras
As crianças aceitam ou rejeitam as coisas de acordo com o momento. Quando ela recusar a comida, ignore e ofereça de novo mais tarde. Outro segredo é variar no preparo. Exemplo: sirva a cenoura crua, cozida, ralada…

Comida diferente da dos adultos
Não adianta você ficar forçando seu filho a comer um legume enquanto você come um pedação de pizza. Tente oferecer nas refeições os mesmos alimentos para os adultos e para os pequenos. Assim, você dá um exemplo saudável para seu filho seguir.

A criança só gosta de um tipo de legume
Cada alimento possui determinados tipos de vitaminas e nutrientes. É preciso perguntar ao pediatra quais devem ser combinados ao fazer o cardápio. Não deixe que ele coma cenoura todo dia, por exemplo. Assim ele deixará de ganhar os benefícios de outros tipos de legumes.

Pode-se forçar a criança a comer?
Nunca se deve forçar a criança a comer. Se ela rejeita a comida, normalmente é porque já está satisfeita. Fique tranquila e ignore. Mas, se perceber que seu filho está comendo muito pouco, leve-o ao pediatra. Só ele pode dizer se a criança está com algum problema de saúde que inibe o apetite.

E quando a criança só quer guloseimas?
Não adianta deixar aquele pote de biscoitos em uma prateleira alta, se estiver ao alcance dos olhos da criança. Tudo o que é proibido só aumenta a curiosidade, a ansiedade e o desejo. Não é apenas o sabor que chama a atenção, mas também saciar aquela vontadezinha de quebrar as regras.