Força e massa muscular diminuem risco grave da Covid-19

2015-04-10_190211
Estudo identificou que pacientes fortes e com boa saúde muscular ficam menos tempo internados por Covid-19. Foto: Pexels

Estudo identificou que pacientes fortes e com boa saúde muscular ficam menos tempo internados

Um estudo realizado pela USP indicou que a força e a massa muscular da pessoa estão diretamente ligadas ao tempo de internação em caso de contaminação por Covid-19. A análise identificou que uma pessoa forte e com boa saúde muscular tem menos chance de desenvolver a doença com maior gravidade.

“A condição muscular ou condição de vulnerabilidade está relacionada com desfechos desfavoráveis em uma série de situações. Por exemplo, um paciente idoso que vai para cirurgia e tem pouca massa muscular, está muito mais exposto. Essa lógica se mantém na Covid-19”, explicou o pesquisador Hamilton Roschel, coordenador do Grupo de Pesquisa em Fisiologia Aplicada e Nutrição da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) e da FMUSP.

O estudo avaliou 186 indivíduos hospitalizados com Covid-19 moderada ou grave e constatou que a força e a massa muscular ajudam a prever quanto tempo a pessoa ficará internada. Os pesquisadores mediram a força dos pacientes em sua entrada no hospital. Para aferir a massa muscular, foi utilizado um aparelho de ultrassom, também no momento da entrada.