Folha de louro e os benefícios para a diabetes

2015-04-10_190211
Além da diabetes, pode ajudar em problemas cardíacos e no combate ao câncer

A folha de louro que usamos normalmente para temperar receitas tem muito mais utilidades do que pensamos. Ela é usada geralmente seca para temperar feijoadas, além de ser ótima para temperar ensopados, caldos e carnes. Mas o que poucas pessoas sabem é que essa folha também tem propriedades medicinais. Como por exemplo para controlar a diabetes do tipo 2.
O sabor incomparável da folha de louro não mostra o quão importante e rica em nutrientes, carboidratos e fibras, além de conter vitaminas A, B, C e D. Também é rica em minerais como ferro, cálcio, potássio e magnésio. Não é à toa que ela pode beneficiar tanto o organismo.
Em estudos realizados em 2009, segundo informações, mostraram resultados surpreendentes relacionados ao consumo de uma dose de 3 gramas de folhas de louro consumidas diariamente por indivíduos portadores de diabetes tipo 2. Além da redução dos níveis de glicose, também diminuíram o colesterol e triglicerídeos no sangue.
Outro estudo em 2010, realizado por Abdul Rahim Aljamal, PhD no Departamento de Tecnologia Médica da Universidade Privada de Zarqa, na Jordânia, mostrou reduções significativas nos níveis de glicose e colesterol em menos de 1 mês para todos os pacientes que consumiram folhas de louro, comprovando a eficiência do louro no tratamento. Isso se dá devido aos antioxidantes presentes na folha de louro, que auxiliam na absorção da insulina.

Outros benefícios da folha de louro
Para problemas respiratórios
Devido às suas propriedades antibacterianas, o louro também pode beneficiar o tratamento de doenças como gripes e resfriados, aliviando os sintomas de congestionamento nasal e febre.

Função cardíaca
Em sua composição, o louro apresenta fitonutrientes que ajudam a melhorar a função cardíaca. Isso melhora a função de insulina no organismo e evita riscos de doenças cardiovasculares.

Câncer
O louro é composto por propriedades que combatem o câncer, restringindo o desenvolvimento e o crescimento de células cancerígenas.

Digestão
A folha de louro contém enzimas que ajudam a decompor as proteínas, promovendo uma digestão saudável. Além disso, o louro também é conhecido por melhorar a sensação de azia.

Inflamações
O louro também apresenta propriedades anti-inflamatórias, podendo reduzir dores de cabeça, inchaço e sintomas de doenças como artrite.

Pele
A vitamina C, os antioxidantes e as propriedades antissépticas do louro ajudam no combate dos radicais livres, que provocam o envelhecimento precoce.

Como fazer chá de louro
O louro pode ser usado para tratamentos por meio de massagens realizadas com óleos essenciais ou por consumo de chá. Se optar pelo chá, é importante saber que não é recomendado tomá-lo por mais de um mês sem interrupções de 20 a 30 dias.
Além disso, o consumo de folhas de louro feito em jejum mostrou-se ter resultados mais eficazes a longo prazo. Mas atenção, pois o consumo de folha de louro para a diabetes não substitui o trabalho de um profissional da saúde.

Ingredientes
2 folhas de louro;
1 xícara de água;

Modo de preparo
Ferva água e desligue o fogo.
Adicione as folhas de louro, tampe a panela e deixe repousar por 15 minutos.
Pode beber o chá ainda morno ou frio.