Fique por dentro das principais tendências de decoração para 2021 e 2022

2015-04-10_190211

Depois de conquistar o apartamento tão desejado, nada zcomo deixá-lo do jeitinho que queremos, não é mesmo? Decorar nosso lar vai além de deixá-lo mais bonito. É torná-lo mais funcional, confortável e aconchegante. Além disso, ambientes bem decorados acabam sendo um convite para o bom convívio entre familiares e amigos.

Ou seja, elevam a sensação de bem-estar e a qualidade de vida. No entanto, é normal não saber por onde começar. Por isso, preparamos este guia completo para você. Aqui, você verá quais são as tendências de decoração para 2021 e descobrirá como encontrar o estilo que mais combina com seu perfil.

Além do mais, encontrará dicas do que considerar na hora de decorar para não ter erro. Confira!

Tendências

Hoje em dia, a rotina anda tão corrida que faz com que as pessoas busquem por mais praticidade. Além disso, como passamos a ficar mais tempo em casa, surgiu a necessidade de aumentar o conforto de onde moramos. Isso acabou se refletindo nas tendências de decoração para 2021 e, certamente, continuará nos próximos anos.

Então, o que vemos como propensão atual de arquitetura e decoração são espaços multifuncionais, que prezam pela praticidade e, ao mesmo tempo, pelo conforto. Ou seja, um minimalismo acolhedor. A seguir, confira os detalhes do que está em alta na decoração.

Tom sobre tom

A tendência minimalista também aparece na hora de colorir os ambientes. Desse modo, a preferência é por escolher uma cor para decorar os cômodos com variações mais claras ou mais escuras. Por exemplo, digamos que você tenha escolhido a cor azul para decorar o seu quarto.

Uma boa composição seria: azul bem claro em três paredes, papel de parede estampado com dois tons de azul na parede atrás da cama, roupa de cama com detalhes em azul médio, almofadas e travesseiros em azul escuro.

Para dar um contraste, aposte em outras cores para alguns detalhes, como a cabeceira e móveis em branco, tapete com padronagem geométrica em tons de azul e alguma outra cor, luminária e cortinas em cinza.

Cores do ano

Se você não gosta muito do tema monocromático, pode apostar nas cores do ano. A combinação do cinza com amarelo caiu no gosto e se adapta com facilidade aos mais variados estilos de decoração. Esses tons formam o equilíbrio perfeito, pois a sobriedade do cinza é quebrada pela vibração do amarelo.

Móveis e objetos minimalistas

A principal regra do minimalismo é “menos é mais”. Então, a ideia é ter apenas o necessário e optar por peças simples e menores. Nada de excesso, seja nas cores, seja nas estampas. Isso não significa que os ambientes devem ser vazios e sem graça. O grande segredo é saber dosar.

Utilize poucos itens decorativos. Por exemplo, em vez de uma parede com uma composição de vários quadros, escolha um ou dois mais impactantes. Além disso, preze por móveis multifuncionais, como um baú que pode servir como mesa para a sala de estar.

A estampa pode estar presente, desde que em pequenas proporções e cujas cores combinem com o resto da decoração.

Luminárias pendentes

Os pendentes também se transformaram em uma das fortes tendências de decoração 2021. Isso porque eles tornam o ambiente mais intimista e aconchegante. Os modelos de aramado em formatos geométricos enriquecem a decoração, sem fugir da proposta minimalista.

Padronagens geométricas

As formas geométricas conseguem unir a simplicidade e o modernismo. Você pode apostar em estampas geométricas nas almofadas, cortinas, papel de parede, mantas do sofá e outros elementos. O espelho redondo, preso por uma alça em couro, ou de corda é uma peça de muita personalidade que faz um grande sucesso na decoração.

Elementos naturais

Lembra-se de que falamos que as pessoas têm buscado bastante conforto e que isso acabou ditando as tendências de decoração? A melhor maneira de tornar um ambiente mais confortável e aconchegante é apostar em elementos naturais para decorá-lo.

Isto é, alguns vasos com plantas, móveis de madeira em tom natural, além de objetos artesanais em palha, bambu, cerâmica, algodão, lã ou outro material orgânico.

Como saber qual o seu estilo de decoração?

Não é preciso aderir a todas as tendências de decoração para que seu apartamento fique charmoso e aconchegante. Aliás, o ideal é escolher elementos que combinem com o seu perfil.

Então, o primeiro passo é descobrir qual é o estilo decorativo que mais tem a ver com você. Em seguida, escolher alguns elementos em alta e incluí-los na decoração do seu lar. A seguir, confira os principais estilos e escolha qual deles é a sua cara:

minimalista — as cores neutras predominam, há poucos objetos decorativos e os móveis são elegantes e simples;
escandinavo — o branco se mistura aos tons da natureza, como verde, terracota e tonalidades de marrom. A presença da madeira e materiais naturais deixa tudo mais aconchegante;
industrial — fiação e tubulação aparentes, parede de cimento queimado, vigas expostas, concreto, madeira e metal juntos são a marca registrada desse estilo que faz muito sucesso;
vintage — busca por peças antigas reformadas e elementos encontrados em brechós e lojas de móveis seminovos. O resultado é muito elegante e de muita personalidade;
contemporâneo — simplicidade é sua marca registrada. Ou seja, busca ter apenas o essencial. As cores da paleta são sóbrias e as linhas retas dos móveis se mesclam com as sinuosas dos poucos itens decorativos.
O que considerar na hora de decorar?

Depois de escolher o estilo decorativo e quais tendências você vai usar em seu apartamento, é hora de ficar de olho nas dicas de decoração para não errar a mão. A primeira delas é levar em consideração o espaço disponível. Meça os ambientes e os móveis para saber se eles caberão com conforto no cômodo, sem ficarem apertados.

Também é preciso pensar em como dispor as peças no espaço. Procure sempre priorizar a circulação das pessoas pelo local e preze pela praticidade.

Outro ponto importante é reutilizar o que você já tem em casa. Restaurar móveis para dar uma nova cara a eles é uma excelente dica para economizar e, ao mesmo tempo, imprimir sua personalidade na decoração.

Do mesmo modo, há diversas outras coisas que você mesmo pode fazer. Entre elas, colar papel de parede, pintar, fazer algum artesanato para usar como objeto decorativo, e outras.