Fique atento com a queda de pelos dos gatos!

2015-04-10_190211

A queda de pelos é normal, mas dependendo de alguns fatores, pode se tornar excessiva e causar problemas

“Costumo ficar muito preocupado com a queda de pelo em gatos! O que pode ser, afinal?!”. Antes de mais nada, tenha muita calma! Saiba que é extremamente comum suas roupas ficarem cheias de pelos depois dos bichanos tirarem uma soneca em seu colo. A troca de pelagem é um processo natural no cotidiano dos felinos, e quem explica isso é a médica-veterinária da Petz, Dra. Suelen Silva. Assim como nossos cabelos, os pelos possuem um ciclo de vida. Eles nascem, crescem e, após um tempo, caem. “O ciclo médio é de 21 dias”, comenta a especialista.

Mas e se a queda de pelo em gatos estiver ocorrendo com mais frequência que o normal? A Dra. Suelen explica que, em alguns casos, os pets passam por fases em que perdem mais pelos que o usual. “É mais fácil de observar essa queda em algumas situações específicas”, afirma. Alguns exemplos dessas ocasiões são: a transição da infância dos pets para a vida adulta, a troca de pelos que ocorre durante as estações e o envelhecimento dos bichinhos.

Assim, se seu pet deixa alguns pelos no sofá ou na almofada, mas aparenta estar bem, não há motivos para preocupação. Ele pode estar passando por uma fase natural de troca de pelos. Agora, se você está notando outros sintomas, o ideal é levá-lo a uma consulta com um veterinário.

Quando devo me preocupar?
Observando alguns sinais em seu amigo peludo, você poderá diferenciar uma queda normal de pelos de um problema de saúde. Segundo a Dra. Suelen, os tutores devem ficar atentos aos seguintes sintomas: perda de pelos localizada: gato perdendo pelo em cima dos olhos, mas não em outros locais pode ser um problema de saúde, por exemplo. Segundo a veterinária, quando o bichano está trocando de pelo naturalmente, a queda é uniforme;

Pelos caindo com muita facilidade: enfermidades dermatológicas enfraquecem as raízes, o que causa a queda de pelo em gatos; Coceira: a queda de pelo em gatos com feridas também é bem comum. Por isso, se o bichano estiver se coçando muito, fique atento. Além dos sinais acima, a Dra. Suelen lembra que o tutor deve estar sempre atento às mudanças comportamentais, às alterações de humor, à apatia e a outros sintomas. Esses comportamentos, somados aos danos na pelagem, também costumam indicar distúrbios na saúde do bichinho.

Agora que você já sabe quando se preocupar, é hora de descobrir quais doenças causam queda de pelo em gatos e como tratar o bichano. A Dra. Suelen explica alguns dos principais motivos que podem acarretar esse problema: doenças dermatológicas: enfermidades da pele afetam a pelagem. Portanto, sarnas, alergias ou dermatites podem ser a origem do problema; parasitas: pulgas e carrapatos também podem causar queda de pelo em gatos; desequilíbrio nutricional: Se o bichano não estiver ingerindo todas as vitaminas necessárias, a pelagem pode ser prejudicada. Ao perceber que seu gato está sofrendo com algumas das enfermidades acima, busque pela ajuda de um veterinário. Um especialista qualificado poderá explicar como controlar a queda de pelo em gatos.

Tratamento
“O tratamento vai depender da causa primária”, explica a Dra. Suelen. Um veterinário qualificado poderá realizar um diagnóstico preciso no seu bichinho e determinar qual é o principal motivo para a queda de pelo em gatos. Assim, o especialista poderá indicar a medicação ideal e os cuidados necessários. Fonte: Blog Petz