Final de semana de chuva na Serra Gaúcha

2015-04-10_190211

O final de semana será de chuva na Serra Gaúcha. O tempo seco desta sexta-feira, que deve estar com máximas de 30°, será amenizado já no sábado, que terá pancadas de chuva durante todo o dia. Já no domingo, as áreas de instabilidade ficam ainda mais fortes, e o tempo fica chuvoso durante o dia e a noite, com quase 30 mm de precipitação. A previsão para a próxima semana, no entanto, será de sol e temperaturas próximas dos 30°.
O verão de 2018 pode ser influenciado pela forte presença do fenômeno La Niña, responsável pelo resfriamento das águas do oceano. Em anos de La Niña, os meses de dezembro, janeiro e fevereiro tornam-se mais chuvosos no Nordeste do Brasil, e mais frios na Região Sudeste o que pode atrapalhar ou beneficiar os produtores destas regiões. Durante os meses de junho, julho e agosto a Região Sul se torna mais seca e as chuvas mais frequentes e intensas no extremo norte da Amazônia e Norte da América do Sul.
Atualmente, estamos observando um Pacifico mais frio e se este cenário continuar ocorrendo à expectativa é de que os produtores enfrentem um verão mais chuvoso no Nordeste e mais frio na Região Sudeste.
O fenômeno La Niña ocorre de forma natural e possui características que contrapõe ao El Niño. A La Niña se desenvolve a partir do resfriamento excepcional das águas do Oceano Pacífico.
Em geral, o fenômeno La Niña ocorre em intervalos de 2 a 7 anos, com duração de 9 a 12 meses, com alguns poucos episódios persistindo por mais que 2 anos. Em geral, episódios de La Niña ocorreram em menor frequência que o El Niño durante as últimas décadas.
Assim como o El Niño, o La Niña também interfere na circulação geral da atmosfera, provocando mudanças nas condições climáticas de várias regiões. Na Colômbia e Austrália as chuvas se tornam abundantes, podendo causar enchentes. Ocorre diminuição das chuvas no oeste da Argentina e do Chile, no Peru, Paraguai e Equador.