Final de semana de chuva forte na Serra Gaúcha

2015-04-10_190211

Índice pluviométrico deve superar os 100 mm em apenas dois dias

A chuva deve chegar com força neste final de semana. Após dias de sol e tempo seco, índice pluviométrico deve passar dos 100 mm em apenas dois dias. Nesta sexta-feira, deve chover forte na Serra Gaúcha, amenizando a sensação de abafamento. As mínimas devem ser de 16° e as máximas não passam dos 25°. O sábado também será de tempo nublado, com chuva intensa no período da tarde. O domingo deve ser de sol e tempo seco, com mínimas de 8° pela manhã e as máximas não passam dos 26°.

Temperaturas acima dos 30°
As temperaturas passaram dos 35°C na quarta-feira em Porto Alegre, em um feriado de Proclamação da República que teve céu aberto e tempo firme, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na terça-feira (14), as máximas chegaram aos 30°C.
A elevação da temperatura ocorreu por conta dos ventos do Norte que ganham força e sopram de forma moderada, deixando a sensação térmica elevada. A terça-feira foi marcada por sol forte em Porto Alegre. As máximas ficaram na casa dos 30°C, o terceiro dia mais quente da primavera.

Novembro de pouca chuva
Após um longo período de chuvas em toda a metade sul do Rio Grande do Sul, que comprometeu muito o plantio, algumas áreas ainda não finalizaram o trabalho. As próximas semanas serão de tempo mais aberto e com possibilidade de finalização do serviço. Entretanto, no final desta semana, entre a sexta (3) e sábado (4), a passagem de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul deixa o tempo instável e com possibilidades de pancadas de chuva.
Entretanto, os volumes previstos não serão tão altos como vinham sendo registrados nos últimos dois meses. Assim, com o tempo aberto ao longo de toda essa semana, os produtores terão uma boa janela de plantio. A previsão é do Instituto Climatempo, em seu boletim semanal especialmente produzido para o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
A tendência para todo o mês de novembro é de tempo mais aberto e com pouca possibilidade de chuvas generalizadas. Apenas podem ocorrer passagens rápidas das frentes frias, mas nada que possa inviabilizar a cultura ou trazer mais prejuízo ao setor.