Final de semana com chuva e temperaturas amenas

2015-04-10_190211
A elevação se dará por conta do El Niño, fenômeno meteorológico que aquece as águas da parte equatorial da superfície do Oceano Atlântico, elevando assim a temperatura

O final de semana será chuvoso em Bento Gonçalves. Entre essa sexta-feira, dia 21 e domingo, dia 23, são esperados mais de 60 mm de chuva. O grande volume pluviométrico de dezembro já era esperado pelos meteorologistas, que já havia feito o prognóstico de um verão com temperaturas altas e chuva intensa. Com os dias mais chuvoso a sensação ode abafamento (comum dos últimos dias) deve diminuir. Até o início dessa semana as temperaturas chegaram aos 35°C em Bento e região, cenário que não deve se repetir nos próximos dias, que terão mínimas de 15°C e máximas que não chegam aos 30°C. Para o Natal a previsão é de tempo seco e sol forte, com mínima de 12°C e máxima de 27°C.
Pelas previsões do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o calor intenso não será passageiro: a temperatura deverá ficar acima da média histórica em todo o país entre dezembro e fevereiro do ano que vem.
A elevação se dará por conta do El Niño, fenômeno meteorológico que aquece as águas da parte equatorial da superfície do Oceano Atlântico, elevando assim a temperatura. Além do calor, o fenômeno deve também alterar os regimes de chuva pelo país. Na região sul, especialmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, as chuvas serão acima do esperado para essa época.
No Norte do país, o El Niño trará o efeito inverso: as chuvas serão menos habituais, principalmente no Amapá, Roraima e no norte do Pará. Com mais ou menos chuvas, o que se promete democraticamente para todo o país é mesmo somente o calor intenso, e o sol nos lembrando incessantemente que é verão nesse país tropical.