Figo da Índia é importante no combate de afecções das vias respiratórias

2015-04-10_190211

Planta é utilizada na fabricação de alguns produtos farmacêuticos indicados para o tratamento de doenças urinárias, das vias respiratórias e como diurético

O Figo da Índia, de nome científico Opuntia fícus-indica, é uma planta também conhecida como cacto, figueira-da-índia, figueira-do-diabo e outros, pertencente à família das Cactaceae. Segundo especialistas e historiadores, o consumo desta planta teve início há cerca de 9.000 anos. Rico em açúcar e com considerável quantidade de potássio, magnésio, cálcio e vitaminas A, B1, B2 e C, esta planta é utilizada na fabricação de alguns produtos farmacêuticos indicados para o tratamento de doenças urinárias, das vias respiratórias e como diurético. O figo da Índia pode se apresentar de várias cores: verde, roxa, vermelha, branca ou amarela. O vermelho costuma ser usado como corante natural.

Propriedades medicinais
O figo da Índia possui propriedades: adstringente, antidiarreica, antiasmática, antiescorbútico, antiprostática, antirreumático, antitussígena, cardiotônica, colagoga, digestiva, diurética, emoliente, estimulante medular, hidratante, maturativa, mucilaginosa, sedativa, vermífuga e hipoglicêmica.

Benefícios e indicações de uso
Como planta medicinal, o figo da Índia é indicado para tratar casos de afecção das vias respiratórias, asma, circulação, coqueluche, diarreia, disenteria, dor reumática, febre gástrica biliosa, tosse, fígado, angina, úlcera, diabetes, tumor benigno da próstata e vermes. Além disso, a planta pode ser utilizada na limpeza de pele e como tônica para pele seca. Das sementes da planta é extraído um óleo muito utilizado em produtos cosméticos. No Brasil, o figo da Índia também é usado para alimentar o gado. Com sabor parecido ao da pêra e do melão, bem aguado e doce, alguns estudos apontam que o seu sumo auxilia no combate às bactérias, além de ser importante para o bom funcionamento do aparelho digestivo.

Como consumir o figo da Índia?
O fruto do figo da Índia pode ser consumido fresco, na sua forma natural, mas também como fruto seco, em sumo, em bebidas alcoólica e no preparo de doces e compotas. Para comer o fruto basta parti-lo ao meio e, com uma colher, comer o recheio. Também pode ser feita uma infusão com as flores da planta.

Infusão do figo da índia
Ingredientes:
– 1 colher de sopa de flores da planta;
– ¼ de litro de água quente.

Modo de preparo:
Adicione as flores da planta na água quente e deixe abafando por algum tempo. Aguarde esfriar e adoce com mel. Tome 2 xícaras ao dia. Esta mesma receita de infusão das flores do figo da Índia pode ser utilizado para tratamento da pele.