Ficar grisalho muito cedo pode ser sinal de doenças cardíacas

2015-04-10_190211

Além de um indício de idade, os cabelos brancos podem ser um alerta para a saúde

Os primeiros cabelos brancos geralmente antecedem a crise de meia-idade nos homens, e fazem parte do processo natural de envelhecimento.
Porém, se os fios brancos chegam cedo demais, pode ser sinal de que a saúde não vai muito bem. Um estudo conduzido na Universidade de Cairo associou a ocorrência de cabelos brancos a incidência de problemas cardiovasculares.

Estudo feito com voluntários homens
A pesquisa indicou que o processo biológico que torna os cabelos grisalhos é o mesmo que determina o surgimento de doenças como a aterosclerose, que é o acúmulo de gordura e colesterol na parede das artérias, prejudicando a distribuição de sangue e oxigenação do corpo.
Há vários problemas em nível celular que estão envolvidos neste processo: dificuldade de reparação do DNA, inflamações, alterações hormonais, estresse oxidativo ou senescência, que é o envelhecimento involuntário de células saudáveis. Para determinar essa relação, a equipe estudou 545 homens adultos por meio de tomografia computadorizada.
Os voluntários foram divididos em grupos, de acordo com o estado de suas artérias e o número de fios brancos que traziam na cabeça. E foram classificados em uma escala de 1 a 5, que ia do cabelo totalmente preto ao totalmente branco. Em pacientes classificados a partir do nível 3, representado pelo equilíbrio entre fios brancos e pretos, foi observado um maior risco de doenças no sistema circulatório. E os homens com as artérias mais comprometidas, pressão alta e mais gordura corporal, eram os mais grisalhos.
Uma das responsáveis pelo estudo, Irini Samuel, aponta “O envelhecimento é um fator de risco para problemas circulatórios, e, associado a sinais dermatológicos – como a perda de cabelo, podem significar risco acentuado”. Para ela, são necessárias novas pesquisas na área dermatológica, antes que se passe a usar o número de cabelos brancos como forma de prever a ocorrência de problemas no coração.
“É preciso um estudo maior, que envolva homens e mulheres, para confirmar a relação entre cabelos grisalhos e riscos de problemas cardiovasculares”, complementa a médica. A pesquisa foi apresentada na Eurovent 2017, evento promovido pela Associação Europeia de Cardiologia Preventiva, em Málaga, na Espanha.