Férias escolares no inverno requerem cuidados especiais dos pais

2015-04-10_190211

O período das férias escolares no inverno requer cuidados redobrados dentro de casa. Diferente do verão, nesta época do ano não há tantas atividades ao ar livre, mas é preciso estar atento a quedas, intoxicações e queimaduras entre os pequenos.
O mais comum de se acontecer com crianças de até 14 anos são as quedas, que vão de tropeços às tentativas de sair do berço. A incidência maior de acidentes ocorre com meninos e a maioria não precisa de internação hospitalar.
Os acidentes que ocorrem durante as férias de inverno são diferentes. No verão, há mais quedas de skate, bicicleta, patins, afogamento na praia. Nas férias de julho, a maioria das crianças fica dentro de casa por causa do frio e opta por assistir televisão ou jogar videogame. Para evitar acidentes domésticos, os pais precisam ficar atentos para não deixarem medicamentos ou produtos de limpeza ao alcance das crianças, por exemplo.
No banheiro, é indicado usar tapetes antiderrapantes. Na cozinha, é recomendável atenção para não deixar panelas quentes à beira do fogão. Também é importante nunca deixar baldes e tanque cheios quando tiver crianças pequenas. Evitar móveis pontiagudos e proteger tomadas para evitar choques também são medidas de prevenção contra acidentes domésticos.
Outro desafio durante férias é conseguir driblar as guloseimas que tanto chamam a atenção das crianças. O ideal é tentar conservar os horários das refeições e incluir todos os grupos alimentares. Opções para amenizar o frio como frutas assadas e sopas de legumes são alternativas saudáveis e nutritivas.