Feira Ecológica conquista adeptos com venda de orgânicos

2015-04-10_190211
O destaque da feira são os produtos orgânicos de qualidade garantida, livres de agrotóxicos e pesticidas

A Feira Ecológica de Bento Gonçalves está completando 20 anos. O destaque da feira são os produtos orgânicos de qualidade garantida, livres de agrotóxicos e pesticidas.
Desde a primeira edição, que aconteceu em 7 de agosto de 1998 com treze feirantes, entre agroindústrias, chás, verduras, hortaliças, frutas de caroço e cítricos, foram realizadas inúmeras reuniões para organizar a produção e a comercialização dos produtos na feira.
De lá para cá, a frequência das feiras aumentou e conquistou novos espaços. Atualmente são realizadas cinco edições por semana, que ocorrem nos bairros Centro (duas edições), Cidade Alta, Juventude e São Roque. Além de produtos orgânicos, também são comercializados produtos típicos da gastronomia local, como tortas tirolesas, biscoitos, pães, cucas, entre outros, todos certificados pelo Selo Sabor de Bento.
O presidente da Associação dos Produtores Ecológicos de Bento Gonçalves (APEB), João Sonza, destacou o papel da feira e da agricultura ecológica na saúde e alimentação da população do Município. “É com muita satisfação que estamos comemorando os 20 anos da Feira Ecológica de Bento Gonçalves. Parabéns aos fundadores e às pessoas que continuam tocando o trabalho iniciado em 1998. Esta iniciativa serve como exemplo de vida, de progresso e de uma atividade constante e de enriquecimento”, disse.
O secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli, salientou a importância desse momento. “É de emocionar esses 20 anos que os feirantes estão fazendo. As mãos deles é que estão mantendo viva a esperança de um novo futuro. Nosso desafio é que as feiras se multipliquem e que tenhamos a possibilidade de oferecer esses mesmos produtos durante todos os dias da semana em nossos 43 bairros. Nós precisamos e vamos perseguir isso. Parabéns a todos os produtores”, enfatizou.
Paralelamente ao evento, ocorreu a solenidade de Entrega das Sacolas Retornáveis, atividade que faz parte do projeto educacional Olhar Atento: Ciências para Vida – Alimentação Saudável, da Secretaria Municipal de Educação.
Confira os locais e horários das Feiras Ecológicas:

Centro
Local: Praça Centenário (Rua Félix da Cunha)
Terça: 14h às 18h30
Local: Rua Barão do Rio Branco (junto à Feira Livre do Produtor Rural)
Sábado: 5h às 10h30

Cidade Alta
Local: Rua Fernandes Vieira (entre as ruas Olavo Bilac e Visconde de São Gabriel)
Sexta: 14h às 18h30

Juventude da Enologia
Local: Travessa Pelotas (Avenida Osvaldo Aranha), junto à feira livre do Produtor Rural
Terça: 6h às 9h

São Roque
Local: Praça da IgrejaMatriz
Terça: 9h30 às 12h