Feijão x gases: o problema pode estar no preparo

2015-04-10_190211

O feijão é conhecido pela alta produção de gases que causa no organismo. Isso acontece porque o feijão e também outras leguminosas – como grão-de-bico, soja, ervilha e lentilha – possuem um carboidrato chamado oligossacarídeo. Quando esses grãos são consumidos, o intestino delgado não possui enzimas necessárias para digeri-los. Por isso, quando chega ao intestino grosso, o oligossacarídeo é fermentado pelas bactérias presentes na flora intestinal, formando então os gases.

Além disso, as leguminosas contêm fitato, uma substância que inibe as enzimas, dificulta a absorção de nutrientes e atrapalha o processo digestivo.Devido a isso, muitas pessoas acabam sentindo o desconforto das flatulências causadas pelo consumo de feijão. Sendo assim, acabam excluindo este alimento das suas refeições. Porém, é importante ressaltar que excluir o feijão da sua dieta não é uma boa opção, já que ele é uma rica fonte de proteínas, fibras e outros nutrientes. Contudo, uma simples mudança durante o preparo do feijão pode reduzir os gases. Segundo especialistas do Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo (USP) e da Embrapa, deixar o feijão de molho antes do cozimento contribui para diminuir a formação de gases.

Como fazer
Pelo menos 8 a 12 horas antes do cozimento, coloque o feijão de molho em um pouco de água com uma colher (sopa) de vinagre de maçã e trocar a água de duas a três vezes nesse período, recolocando o vinagre de maçã. No lugar do vinagre, você pode colocar o suco de um limão com cravo-da-índia. Troque a água no mínimo 3 vezes antes do cozimento, e quando for colocar na panela, descarte-a. Fazendo esse processo, o grão irá se tornar mais digerível e o ácido fítico srá eliminado, diminuindo a produção de flatulências.

Outras dicas para que o feijão não cause gases
Além de deixá-lo de molho, outras duas técnicas simples podem evitar o desconforto dos gases. Não comer a casca do feijão Para evitar a formação de gases quando consumir feijão, evite consumir a casca. Sirva apenas o caldo, deixando o grão fora das refeições. O caldinho é rico em ferro, fornecendo as vitaminas necessárias para o organismo, além disso, evita as flatulências.

Cozinhar por mais tempo
Quando você cozinha o feijão por mais tempo que o normal, ele acaba ficando muito macio e o amido presente nele acaba sendo digerido mais facilmente.
Esta técnica pode ser uma boa pedida para evitar a formação dos gases. Cozinhar o feijão com especiarias, como louro e alecrim, também ajuda. Como tudo na vida exige organização, planeje-se quando for preparar feijão e você terá uma refeição mais nutritiva e sem consequências desagradáveis.