A febre do novo gótico em tempos de rede social

2015-04-10_190211
O grande catalisador desse novo estilo foi (claro) a Internet e as redes sociais

Adeus capas, esqueletos, correntes, cabelos neon, cemitérios, noites-sem-fim. O gótico esta de cara nova, acessível e todo fresh. Quem diria? Para começar Kylie Jenner, Lorde e Rihanna (ouso dizer)concordam comigo.

Onde surgiu o estilo gótico?
O Gótico é um estilo da arquitetura e da arte criado durante a Idade Média, entre os séc. 11 e 12(momento de grandes transformações políticas e sociais, como o início das cruzadas). Ela surgiu na França (antes disso o termo gótico derivava da palavra ‘Godo’, um antigo povo germânico) e foi muito usada em catedrais por toda a Europa.

E quando virou moda?
Foi só no final dos anos 70, começo dos 80 que a subcultura gótica como nós a conhecemos surgiu.Vinculada a estilos mais pesados de música como o pós-punk, rock gótico, o death metal, , entre muitos outros. Essa subcultura era caracterizada por um certo niilismo e visão de vida romântica, porém sombria. De um moda geral, o gótico se associa a tudo que é obscuro e soturno.
Anos depois, durante os anos 90 o gótico teve uma nova onde de popularidade. O grunge nasceu, o filho todo rebelde e despenteado do culto a perfeição da Prom Queen americana. Ao som de Nirvana, The Pixies, The Verve, Depeche Mode (algumas dessas ainda são minhas bandas favoritas ever!) as subculturas se misturaram com bandas mais góticas como The Cranberries, Placebo, Macbeth. Sem falar de filmes clássicos como Família Addams, Edwards Mãos de Tesoura, O Corvo e Jovens Bruxas. Tudo isso ajudou a modelar grande parte da estética dos anos 90. Jeans rasgados, cintura alta, coturnos, vestidos e blusas com alças fininhas, barriga de fora, meia calça arrastão, cruzes e chokers como acessórios. Agora, esses elementos da subcultura estão sendo reutilizados em novos contextos criando a tendência que podemos observar no momento.

O novo gótico
O único jeito de explicar o novo gótico é colocá-lo no contexto do pós-modernismo. A era pós-moderna traz uma mistura de estilos e referências que são tirados de seu contexto original e reutilizados de novo e de novo, até perderem seu significado original. O pós-modernismo é irônico.
O novo estilo gótico faz exatamente isso – tem muitas referências dos anos 90, tem minimalismo, a tendência esportiva, o grunge, tem um pouco de cyber e um quê de estilo asiático… Além do mais, o novo gótico pode ser muito, muito chique. Todas essas referências não fazem sentido utilizadas entre si quando consideramos seu contexto histórico, mas esse elementos juntos criam uma imagem totalmente atual.
O grande catalisador desse novo estilo foi (claro) a Internet e as redes sociais. A Internet viraliza qualquer coisa que pode vir a ser tendência, mas foi particularmente importante nesse caso pois é um movimento jovem. Ele incorpora principalmente aqueles jovens viciados em tecnologia, aqueles que são capazes de falar com três pessoas diferentes ao mesmo tempo em três tecnologias diferentes. Um exemplo: a tendência nasce e cresce tão rapidamente que já até tem um subgrupo: os ‘Health Goths’ que misturam elementos mais sombrios como chokers e a cor preta com indumentária esportiva. No Brasil, podemos ver o desenvolvimento da ‘Gótika Suave’ que incorpora óculos redondos e roupas pretas usadas de forma casual, super apropriadas para nosso clima tropical.
A tendência começou no tumblr e tomou o instagram por influência das celebridades que aderiram e também são super influentes na rede como Rihanna e Kylie Jenner que tem mais de 10 milhões de seguidores cada uma no Instagram.
Algo muito importante a se notar sobre essa nova tendência é que ela se apropria de referências estilísticas de muitas subculturas (não só do gótico mais ‘tradicional’) e as torna mainstream. Ela mistura e subverte sua linguagem original. Não sei se isso é exatamente uma crítica, apenas mais um exemplo da aplicação do pós-modernismo na moda. É triste ver elementos de subculturas perdendo seu valor original, porém não existe avanço sem perdas. O mais legal da moda é: nada fica parado, preso a um pedestal.