Farrapos Rugby volta aos treinos sonhando em ser o melhor clube do Brasil

2015-04-10_190211

A equipe que anunciou reforços de peso segue sendo treinada por Javier Cardozo

No último sábado, dia 3, o Farrapos Rugby Club iniciou oficialmente o início da pré-temporada no estádio da Montanha, tradicional casa da equipe alviverde. Mantendo o elenco do ano passado e contando com reforços de peso, a equipe começa os trabalhos dentro de campo almejando manter sua hegemonia no rugby gaúcho e visando se tornar o melhor clube de Rugby do Brasil.
A nova diretoria do clube, comandada pelo presidente Luis Francisco Flores, o Tito, que retorna ao cargo de presidente neste ano, apresentou os objetivos do clube e como será gerido os trabalhos dentro de campo em 2018, com o discurso de tornar o Farrapos o melhor clube de Rugby do Brasil. Os treinamentos serão realizados três vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras. A equipe segue nas mãos do técnico Javier Cardozo e o capitão da equipe, Bigode, será o encarregado em treinar o grupo de forwards.
A equipe alviverde de Bento Gonçalves manteve todo o elenco do vice-campeonato brasileiro de Rugby, com o reforço do pilar Jardel Vettorato, atleta de Seleção Brasileira que está retornando ao clube neste ano. Além de Jardel, a equipe adulta contará com atletas promovidos da categoria M19 (Juvenil) do Farrapos, que serão testados principalmente nas competições estaduais.

Treinamentos e base do clube
Neste ano, os treinamentos da pré-temporada vão promover a integração entre as categorias do clube, motivando a interação de todos os atletas da equipe, desde o juvenil até o adulto. “Optamos esse ano por fazer uma temporada com a integração entre todos. Vamos reunir todas as categorias para se conhecer, trabalhar juntos e se respeitar para que possamos funcionar mais como clube e não como trabalho isoladamente a cada categoria”, explica o técnico do Farrapos Javier Cardozo.
A base do Farrapos ganhará uma atenção especial do clube em 2018, principalmente no trabalho de captação de atletas nas escolas, buscando atletas para integrar a categoria M19 e a equipe feminina. O clube promoverá a prática do Rugby em cinco instituições educacionais do município, visando aproximar o esporte e o Farrapos da comunidade. Além disso, será realizado um “Torneio Interno de Sevens” para a categoria juvenil, integrando dessa forma diversos jovens das escolas e da própria base do clube. A ideia do técnico Javier Cardoso é promover, a partir de março, uma etapa a cada mês do torneio de Sevens no clube.

Taça Lucas Mariuzza
Visando a competição nacional, o Super 16, que está previsto para iniciar no dia 30 de junho, o clube estará organizando, após o término do Campeonato Gaúcho, uma gira na Argentina para enfrentar clubes de alto nível com o objetivo de preparar o grupo de atletas para o Campeonato Brasileiro, visando conquistar o título inédito da competição.
Durante a pré-temporada, o Farrapos realizará a segunda edição da Taça Lucas Mariuzza, no dia 17 de fevereiro, com a participação de sete equipes do estado: Brummers, URSM, Centauros, Planalto, Caxias, Charrua, além do Farrapos. O torneio, além de homenagear o ex-atleta do clube, servirá como teste para as equipes gaúchas para a competição estadual. “É importante que os clubes tenham um reforço na pré-temporada, para que não fiquem só treinando e para que tenham jogos antes do início da competição”, afirma Javier Cardoso.