Famosos caem em corrente sobre política de privacidade no Instagram

2015-04-10_190211

Um boato alertando sobre uma nova política de privacidade do Instagram repercutiu nesta semana após ser compartilhado por várias celebridades internacionais. Segundo um post que circula na rede social, a empresa estaria fazendo uma mudança nos termos e condições.
As regras atualizadas permitiram que o Instagram tornasse públicas todas as fotos e mensagens dos usuários.
O secretário de energia dos Estados Unidos Rick Perry, as atrizes Julia Roberts e Julianne Moore e o cantor Usher foram alguns dos famosos enganados pela corrente, que o Instagram afirmou ser falsa.
A publicação, que consiste em um print de um bloco de texto, afirma que o Instagram pode usar informações privadas dos usuários contra eles. “Tudo o que você postou se torna público a partir de hoje. Até as mensagens que foram apagadas ou as fotos não autorizadas”, diz o post.
O texto da corrente sugere que, se os usuários compartilharem a publicação e declararem que não autorizam a divulgação de dados pessoais, a nova regra do Instagram não será aplicada a eles, e a rede social continuará a respeitar a privacidade dos seus membros.
A assessoria do Instagram confirmou que os rumores sobre a mudança na política de privacidade são falsos. A última atualização nos termos e condições da plataforma ocorreu em julho de 2018, com foco em esclarecer aos usuários de que maneiras a rede social utiliza os dados que alimentam a plataforma. Além disso, os termos atuais deixam claro que o Instagram não possui propriedade intelectual sobre publicações de contas.

Boato
Boatos como esse circulam na Internet desde 2012, quando um aviso muito similar viralizou no Facebook. A mensagem alegava que fotos e outros conteúdos privados se tornariam propriedade da empresa, a menos que o usuário compartilhasse o post. Em 2016, a corrente apareceu outra vez na rede social.
Para gerar sensação de credibilidade, a mensagem faz uso de referências e termos legais, além de citar um canal de notícias norte-americano para endossar o rumor. Embora pareçam verídicas, as mensagens falsas podem ser facilmente desmascaradas com uma análise breve.
Prova disso é que, em geral, os usuários são incentivados a declarar que proíbem a rede social de usar suas informações, mas não esclarecem para o quê.
Essa omissão já é um indicativo de que copiar e colar a corrente não surte efeito nenhum em relação às políticas de privacidade da rede. Existem termos de uso já pré-estabelecidos com efeitos legais ao criar uma conta, e uma postagem no perfil não vai anular o acordo.