Família Strapazzon contabiliza perdas de 50% da produção de tomates

2015-04-10_190211

Charles Strapazzon e seu pai Rústico José Strapazzon agricultores do distrito de São Pedro, cuidam de uma propriedade de 5 hectares de terra, com cultivos variados de hortaliças, tubérculos e pomar de ameixas.
É utilizada a agricultura convencional na propriedade, onde são colhidas anualmente 70 toneladas de ameixa e cerca de 40.000 unidades de hortaliças e tubérculos. A produção da família é comercializada uma vez por semana na feira livre de Bento Gonçalves e também destinada à merenda escolar do Município.
A chuva de granizo que aconteceu na primeira quinzena de abril, afetou 50% da produção dos tomates que estava ao final, os frutos seriam destinados às escolas da região, foi também avariado pela chuva o filme plástico protetor das estufas, resultando em um prejuízo de cerca de R$ 10.000 reais.


Durante o inverno as culturas produzidas na propriedade rural são da alface, cenoura e tempero verde. Nesta época do ano, Charles afirma que a lavoura requer menos cuidados, pois é menor a capacidade de proliferação de doenças.
O melhor cenário para a agricultura é um inverno de temperaturas constantes e com poucas chuvas, até mesmo a geada pode trazer algum benefício para as plantações, que é a quebra do ciclo de determinadas pragas.