Família Agusti perde 100% e Benvenuti 50% da produção

2015-04-10_190211

André Agusti agricultor da linha Palmeiro, no distrito de São Pedro teve 100% da sua produção de caquis dizimada pela chuva de granizo que aconteceu na tarde de sábado (13).
Dos quatro hectares de produção das variedades Kioto e Fuiu, André, juntamente com seu irmão Wilian e o pai Antônio pretendiam colher 90 toneladas do fruto.
Desolado o agricultor, reclama que por não ter subsídio do governo, o seguro fica inviável. “Nós até fizemos seguro por dois anos, mas a franquia é de 20%, e só cobre quando o fruto é perdido. Como o caqui é um fruto de ciclo longo, se acontece granizo em novembro, como já aconteceu, e atinge o broto, o seguro não cobre”, revela André.
“Para fazer seguro no nosso pomar de caquis, precisaria um investimento de R$ 20 mil, mas como já fizemos em anos anteriores e por duas oportunidades nos foi negado por causa da perda por granizo em época de florescência”, destaca o agricultor.

50% de perdas na família Benvenutti
Já os vizinhos da família Agusti, os Benvenuti tiveram perdas de 50% da produção de caquis com a passagem da chuva de granizo por sua propriedade.
Com 14 hectares plantados e com previsão de colher 320 mil quilos nesta safra, Paulo César, juntamente com os irmãos Rodrigo e Renato, só tinham colhido 45 mil quilos de caquis.
A câmara fria, com capacidade para estocar 200 mil quilos do fruto que os irmãos comercializavam prioritariamente para o mercado do estado de Santa Catarina, está vazio.

 

Na propriedade da família Benvenuti, os granizos causaram a perda de 50% da produção

André Agusti, revela que entre o investimento e o que deixara de ganhar, o prejuízo chega a R$ 200 mil