Falta de medicamentos ainda preocupa no município

2015-04-10_190211
Desafio é manter os estoques de medicamentos necessários até a chegada de uma grande remessa no dia 15 maio.

Hospital de Bento conta com estabilização do número de internados, e consequente queda, para manter estoques

Nesta quinta-feira (15), ocorreu mais uma coletiva de imprensa com a direção do Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves. Durante o evento virtual, o superintendente do Tacchini Sistema de Saúde, Hilton Mancio e a diretora da divisão hospitalar do Tacchini Sistema de Saúde, Roberta Pozza, falaram, principalmente, sobre medicamentos e vacinação.

O declínio no número de internados em estado grave, na instituição, tem ajudado no controle de uso de medicamentos. Segundo Mancio, o Tacchini conseguiu, nesta semana, a compra de um lote do kit intubação dentro do mercado interno. “Foram comprados 1.200 medicamentos e devem chegar mais uma quantidade deles, nesta sexta-feira (16). Para se ter uma ideia de qual o tamanho dessa compra, no mês de março nós estávamos usando essa quantidade por dia, devido a grande demanda de internados na nossa UTI. Hoje esse número é menor”, ressalta. No momento mais crítico de enfrentamento à pandemia, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Tacchini, chegou a receber mais de 70 pacientes. Neste momento, a instituição de saúde conta com 49 leitos ocupados.

Para Mancio, o desafio agora é conseguir manter os estoques de medicamentos necessários até a chegada de uma grande remessa de importados, marcada para o dia 15 maio. “Nosso desafio agora é aguentar até esse medicamento chegar. Hoje, não temos medicamentos suficientes até março”, revela.

A diretora Roberta Pozza foi questionada sobre a eficácia das vacinas aplicadas na cidade, na Campanha de Vacinação contra a Covid-19. Ela ressaltou que um número muito pequeno de casos de infecção, mesmo após a aplicação da vacina, chegou ao hospital. “Dois ou três foram os casos de pessoas imunizadas que tiveram que utilizar a estrutura hospitalar. Um número muito pequeno. Mas, ainda não temos esse recorte de comparação entre população, vacinados e infectados, é apenas uma impressão”, afirma.

Porém, a diretora lembrou que nos profissionais de saúde, com controle feito pelo hospital, sim, é possível afirmar que houve redução de casos após a vacinação. “Nenhum funcionário, já vacinado, precisou ser internado. Não temos, na instituição, morte de profissionais da saúde. Esse é um dado muito importante para nós”, lembra.

Números
Segundo os dados desta quinta-feira (15), do Boletim Epidemiológico, do Comitê de Atenção ao Coronavírus, 24 novos casos foram contabilizados, em Bento Gonçalves, 90 pacientes apresentaram cura clínica. São, no total, 13.273 casos confirmados, 11.157 curados e 243 óbitos – 11 mortes a mais que o registro da semana passada.

Dos pacientes confirmados com Covid-19, na UTI adulto/pediátrica estão 24 pacientes, em isolamento hospitalar 36 pacientes e 1.813 pessoas estão em isolamento domiciliar. Segundo o Dashboard do Governo do Estado, 49 pessoas estão na UTI, sendo que 24 são pacientes Covid. A ocupação de leitos SUS e UTI adulto está em 100% de ocupação. Dos leitos Covid, fora da UTI, a ocupação está em 53,4%, dos 73 disponíveis, 39 estão ocupados. Dos respiradores, a taxa de ocupação está em 60%, com 27 dos 45 equipamentos disponíveis ocupados.